Professores podem inscrever seus alunos na Olimpíada Brasileira de Matemática até o dia 20 de março

A competição envolve a participação de escolas das redes pública e privada de todo o Brasil

Atenção, professores! As inscrições para a 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) estão abertas. Não perca tempo! O prazo para o cadastro dos estudantes vai até o dia 20 de março, no site da Olimpíada.

A competição envolve a participação de escolas das redes pública e privada de todo o país. Na última edição, estudantes da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) conquistaram 48 medalhas, sendo 4 de ouro, 9 de prata e 35 de bronze.

Como participar?

As inscrições dos alunos são feitas pela própria escola, que deve fazer o cadastro dos estudantes mediante o preenchimento da ficha de inscrição, disponível no site da OBMEP, até as 23h59 do dia 20 de março.

Podem participar da Olimpíada escolas municipais, estaduais, federais e privadas, que atuem nos segmentos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e todo o ensino médio. Para as escolas públicas as inscrições são gratuitas. Já as escolas privadas deverão pagar uma taxa de inscrição de R$ 180,00.

Os níveis

A OBMEP é dividida em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade dos estudantes. O nível 1 é voltado para os alunos do 6º ou 7º ano do ensino fundamental, o nível 2 para os do 8º ou 9º ano e o nível 3 para os alunos de todas as séries do ensino médio. Jovens e adultos, matriculados na modalidade EJA, também podem ser inscritos pela escola.

As fases

As provas da Olimpíada Brasileira de Matemática são divididas em duas fases. Esse ano, a 1ª fase ocorrerá em 26 de maio e será composta por uma avaliação de 20 questões de múltipla escolha. Já a 2ª fase consistirá em uma prova discursiva de seis questões, que será aplicada em 26 de setembro apenas aos alunos classificados.

A divulgação dos premiados está prevista para acontecer no dia 8 de dezembro.

A premiação

Os alunos com melhor desempenho na competição serão premiados com medalhas de ouro, prata, bronze ou certificados de menção honrosa. Todos os medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC). Os professores das escolas também recebem prêmios.

Sobre a Olimpíada:

Criada pelo IMPA em 2005 e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a OBMEP é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC).

A iniciativa contribui para estimular o estudo da Matemática no Brasil, identificar jovens talentosos e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

Não deixe pra cima da hora. Inscreva seus alunos!


Por Luiza Morato

Fonte: Olimpíada Brasileira de Matemática / Seeduc-RJ


Podemos ajudar?