Poetinha nas escolas de Angra
Projeto de incentivo à leitura homenageia centenário de Vinicius de Moraes
Após receber o convite para fazer parte da equipe que coordena as bibliotecas e projetos de leitura da Secretaria de Educação de Angra dos Reis e ser designado para fazer o acompanhamento pedagógico nas escolas da região, o pedagogo Marcio Bernardino Sirino vislumbrou a oportunidade de realizar com os alunos um projeto de incentivo à leitura.
Somado a isso, surgiu a ideia de trabalhar com os textos de Vinicius de Moraes e assim homenagear o centenário do poeta. Dessa forma surgiu o projeto Poetinha Vai às Escolas, no qual, por meio de oficinas pedagógicas, os alunos são estimulados a desenvolver habilidades interpessoais, artísticas e motoras.
Atividades lúdicas como contação de histórias, exibição de vídeos, dramatização e rodas de diálogos são realizadas nas bibliotecas ou salas de leitura das escolas da Ilha Grande, Ilha Gipoia e Ilha Caieras. Ao todo, oito escolas e aproximadamente 240 alunos do Ensino Fundamental são beneficiados pelo projeto.
Uma especificidade do trabalho é a realização das atividades com no máximo 15 estudantes. Isso, segundo Marcio Bernardino, possibilita uma participação mais ativa por parte dos educandos. “Para que uma atividade seja significativa, o aluno deve ter condições de interagir e se expressar. Desta forma, não dá para incentivar a leitura de uma maneira lúdica e prazerosa numa sala com trinta estudantes, todos falando ao mesmo tempo e sem espaço adequado. Sei que nossa realidade de sala de aula é assim, mas com o projeto gostaria de proporcionar uma vivência diferenciada aos educandos”, explica o pedagogo. Quando necessário, as turmas são divididas e a oficina é feita duas ou três vezes.
As atividades acontecem todas as terças e quintas-feiras, de forma que cada escola é contemplada com as atividades uma vez por mês. Os outros dias da semana são dedicados ao planejamento e registro do trabalho desenvolvido.
Nesse projeto, o aprendizado não é medido ou quantificado. A avaliação é efetuada nos momentos de rodas de diálogos, onde os alunos podem se posicionar frente ao que acharam da oficina pedagógica, expressar suas visões sobre a leitura e propor novos temas e atividades.
A culminância do projeto está prevista para o final do primeiro semestre de 2013, quando em cada escola será realizado um Chá Literário. “Esse momento será dedicado à confraternização e apresentação dos poemas trabalhados ao longo do projeto de incentivo à leitura. Após as apresentações, finalizaremos com um lanche coletivo e algumas dinâmicas de grupo”, planeja o dinamizador do projeto, Marcio Bernardino.
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