Latim ainda hoje?
Em tempos de julgamento do mensalão transmitido ao vivo em rede nacional, o Brasil figurando entre as maiores economias do planeta e as preocupações ambientais permeando o noticiário, temos nos deparado frequentemente com vários termos de origem latina. De tanto conviver com essas expressões elas nos parecem familiares e muitas vezes depreendemos o que querem dizer sem saber exatamente o que elas significam. Assim, vamos abordar aqui algumas delas, a sua origem e o que representam atualmente.
Ad aeternum: Expressão muito usada no Direito Romano e que ainda hoje é largamente utilizada nos meio jurídicos. Literalmente quer dizer “para toda a eternidade” e é empregada para se referir àquelas coisas que não têm prazo definido para terminar. Exemplo:
Os corruptos deveriam ser banidos ad aeternum (para sempre, em definitivo) das funções públicas.
Vis à vis: Esse termo latino pode aparecer como advérbio (defronte, em face de etc.), preposição (em frente a, em relação a etc.) ou até como substantivo, significando alguma coisa que representa outra, algo como testa de ferro, homem de palha etc. Veja os exemplos.
Finalmente nos sentamos via à vis (frente a frente/advérbio). Ficamos vi à vis (em frente/preposição) ao prédio. / Havia um vis à vis (testa de ferro/substantivo) infiltrado.
Observação: A crase que aparece na expressão surgiu em algum momento ao longo da história das línguas românicas, pois originalmente não existe esse sinal no latim.
Urbi et orbi: Era uma expressão com que as autoridades romanas normalmente iniciavam seus discursos. Como Roma dominava praticamente todo o mundo conhecido à época os tribunos não hesitavam em iniciar suas falas utilizando essa construção que é traduzida como à cidade (Roma) e ao mundo. Hoje o Direito a utiliza para se referir a qualquer comunicado que deve atingir a todos sem distinção. Veja:
A Justiça que recomenda a ética urbi et orbi (a todos, a todos os setores etc.) deveria ser a primeira a cultivar a integridade.
Habeas corpus: Essa é certamente uma das mais conhecidas expressões, e quer dizer literalmente “Que tenhas ou disponhas de seu corpo”. É um instrumento jurídico que tem a finalidade de garantir que o direito de ir e vir de uma pessoa não será lesado por abuso de autoridade.
Sem provas concretas o juiz concedeu o habeas corpus (direito de ir e vir) ao acusado.
Outras bastante comuns:
Habitat – Empregada principalmente em Biologia para se referir às condições ambientais a que uma espécie se adapta com sucesso.
Exemplo: Muitas espécies foram extintas pela destruição se seus habitats naturais.
Per capita – Ao pé da letra, significa “por cabeça”, mas é mais coerente entender como “por indivíduo” ou “por habitante”.
Exemplo: A renda per capita (por habitante) do Brasil realmente melhorou muito!
Ex nunc / ex tunc – Se referem ao alcance de leis e decretos. Se alguma lei atinge casos anteriores à sua publicação, ela é ex tunc (desde sempre). Se só passa a vigorar depois de publicada a lei, ela é ex nunc (a partir de agora). Exemplos:
O condenado deve pagar os impostos ex tunc à sentença. (incluindo os atrasados)
A justiça entendeu que as obrigações devem vigorar ex nunc. (só a partir da decisão)
Essas são apenas algumas das muitas expressões latinas que ainda transitam por nossa Língua Portuguesa. Pesquise outras! É uma bela forma de aprender. Até a próxima, pessoal!
Sandro Gomes é Graduado em Língua Portuguesa e Literaturas Brasileira e Portuguesa, além de Revisor da Revista Appai Educar.
Amigo leitor, dúvidas, sugestões e comentários podem ser enviados para a redação da Revista Appai Educar, através do e-mail: redacao@appsvc-siteappai.azurewebsites.net.
Deixar comentário