Inteligência Artificial: um aliado nas alturas


Atualmente quando falamos do uso tecnológico através da inteligência artificial já não há tanto espanto como há 20 ou 30 anos atrás. Mesmo que a imagem do robô ainda venha na nossa cabeça, logo ela é substituída por coisas mais próximas do nosso cotidiano.

Como, por exemplo, os chatbots de atendimento ou a verificação ortográfica que nossos smartphones realizam quando digitamos o início de uma palavra ou frase, que são completadas de acordo com a frequência de termos ou assuntos que digitamos.

Isso é IA, a máquina aprendendo a partir dos hábitos e experiências do usuário. É o avanço tecnológico, colocando toda a inovação e criatividade a serviço do homem. E disso ninguém duvida, até porque o futuro é agora.

Algumas dessas tecnologias já atuam até mesmo de maneira autônoma, enquanto outras ainda necessitam da direção do homem, a exemplo dos drones, que estrearam nos céus da cidade do Rio. Com um alto-falante acoplado, eles auxiliam a população na disseminação de avisos e informações que favoreçam o combate ao coronavírus.

Além dessa tecnologia, as câmeras espalhadas pelas vias da cidade e o sinal dos celulares da operadora Tim também serão usados para detectar pontos de aglomeração e identificar volumes de pessoas em deslocamento.

A revolução tecnológica chegou para mudar a maneira do homem olhar e encarar os desafios que o mundo lhe apresenta. E disso ninguém duvida, até porque o futuro é agora!


Por Antônia Lúcia


Podemos ajudar?