Informação é tudo!
O Benefício Serviço Social selecionou telefones e sites que podem ser úteis para o seu dia a dia e da sua família.
Se manter informado durante esse período é essencial e de extrema importância. Sabendo disso, o Benefício Serviço Social fez um levantamento de órgãos e serviços – baseado nos decretos Federal, Estadual e Municipal – que podem ser úteis para o seu dia a dia e de sua família. Confira!
Bancos
A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) orienta que os grupos mais vulneráveis ao coronavírus tenham prioridade no atendimento presencial. Os demais devem usar exclusivamente os canais digitais. Para mais informações ligue (21) 2334-5587 ou acesse: https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2020/03/23/bancos-agencias-funcionamento-quarentena-coronavirus.htm
Disque 100
O “pronto-socorro” dos direitos humanos atende graves situações de violações, acionando os órgãos competentes e possibilitando o flagrante. O atendimento funciona 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil, basta discar 100.
Qualquer pessoa pode fazer uma denúncia. O Disque 100 recebe denúncias anônimas e fornece o número de protocolo para que o denunciante possa acompanhar o andamento. As denúncias também podem ser realizadas pelo aplicativo Proteja Brasil e Ouvidoria on-line: www.humanizaredes.gov.br/ouvidoria-online/.
Disk Aglomeração
A Prefeitura do Rio de Janeiro lançou oficialmente o “Disk Aglomeração”, por meio do atendimento telefônico 1746, como uma das medidas para garantir o isolamento social pela população. O intuito é receber denúncias para evitar reuniões entre 10 ou mais pessoas, sem justificativas, no espaço público. Todos os chamados são repassados às equipes da Guarda Municipal. Para mais informações, leia aqui.
Detran
Entre em contato através dos telefones: (21) 3460-4040 ou 3460-4041 (região metropolitana) / 0800 020 4040 ou 0800 020 4041 (demais regiões) ou acesse: http://www.detran.rj.gov.br/
Empresas de energia
O atendimento presencial está suspenso, mas poderá ser feito através de canais digitais ou telefone.
CEDAE – www.cedae.com.br / telefone: 0800 282 1195 / redes sociais (@cedaerj).
LIGHT – agenciavirtual.light.com.br/agv / telefone: 0800 282 0120.
ENEL ENERGIA (EX-AMPLA) – www.enel.com.br / telefone: 0800 28 00 120.
Farmácia Estadual de Medicamentos Especiais (Rio Farmes):
https://www.saude.rj.gov.br/medicamentos/medicamentos-especializados/locais-de-cadastro-e-retirada
Fundação Leão XIII
As unidades de atendimento ao público estão fechadas, mas os servidores estão de sobreaviso para atender necessidades mais imediatas nos territórios.
www.leao.rj.gov.br/coronavirus.asp
Medidas adotadas pelas Prefeituras acerca da COVID-19:
Prefeitura do Rio: http://prefeitura.rio/saude/saude-publica-plano-municipal-de-contigencia-contra-o-coronavirus/
Prefeitura de Duque de Caxias: https://coronavirus.duquedecaxias.rj.gov.br/
Previdência Social
Os atendimentos presenciais estão suspensos e está sendo feito somente por telefone. Em caso da necessidade de requerimento de auxílio-doença, aposentadoria, pensão por morte ou outros benefícios, é possível solicitar agendamento pelo número 135. Para mais informações, acesse: www.previdencia.gov.br/
Previ-Rio
Os requerimentos poderão ser realizados normalmente pelo site do instituto: www.rio.rj.gov.br/web/previrio ou telefone (21) 2599-4746.
Procon
Todas as denúncias e reclamações deverão ser feitas on-line ou pelo aplicativo.
www.procononline.rj.gov.br.
Rio Card
Central de atendimento: (21) 2127-4000. Para mais informações, acesse: atende.riocardmais.com.br
Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH)
Estão distribuindo kits de higiene e possuem tendas para atendimento para população em situação de rua. Além disso estão oferecendo vagas em hotéis da cidade para idosos autônomos de comunidades carentes e distribuindo cesta básica para a população atingida economicamente pela pandemia. Ainda estão sendo disponibilizados pontos de acolhimento para receber essa população em situação de rua. Para mais informações, acesse: http://prefeitura.rio/assistencia-social-direitos-humanos/coronavirus-veja-aqui-as-medidas-adotadas-pela-prefeitura-nesta-segunda-feira-para-conter-a-pandemia-na-cidade/
Telefones úteis
Bombeiros – 193
Central de Atendimento à Mulher no Brasil – 180
Correios – 3003 0100 (Capitais e Regiões Metropolitanas) / 0800 725 7282 (demais localidades) / 0800 725 0898 (exclusivo para portadores de deficiência auditiva)
Defesa Civil – 199
Defensoria Pública – 129
MEC – 0800 61 6161
Prefeitura – 1746
Previdência Social – 135
Polícia Militar – 190
Receita Federal – 146
Samu – 192
Secretaria Municipal de Educação (SME) – (21) 2976-2427 ou central 1726
Vale Social – (21) 2333-9316 / (21) 2333-9317
Violação de Direitos humanos causada pelo Coronavírus – 180
Tire dúvidas sobre os sintomas de Coronavírus:
DISQUE 160 – O atendimento telefônico funciona 24 horas, sinalizando o usuário sobre o momento certo de buscar uma unidade de saúde.
DISQUE 1746 – A Prefeitura do Rio de Janeiro disponibiliza esse canal de atendimento.
Por Jéssica Almeida