Era digital – tempo de importar o que importa
Está constatado que, durante muitas décadas, o acesso ao conhecimento foi feito quase que exclusivamente através do professor, que transmitia o conteúdo. Hoje sabemos que os alunos chegam direto às informações por meio digital. Portanto, o papel do educador não é mais o de passar conhecimento, e sim atuar como um organizador da informação, contribuindo com os alunos durante o processo de compreensão, para que eles deem sentido a esse conhecimento. Nesse tema, os sábios ¹Cortella e Dimenstein trazem um novo conceito para a pauta da educação na era digital, a ideia do professor que atua como curador.
O PAPEL DO PROFESSOR-CURADOR
O professor conduzirá os alunos à pesquisa, dará orientações claras, promoverá trabalhos em diferentes formatos, além de agir protegendo, guiando, como quem tem uma preciosidade em mãos e deseja que se desenvolva plenamente, que cresça, realize-se, alce voos e vá em busca de realizações e vida autônoma em diferentes níveis. Agindo assim, aquele que ensina vai organizando e dando sentido às atividades, disponibilizando os melhores caminhos (rotas) de acesso ao conhecimento, guiando, colaborando para a ampliação dos conhecimentos.
O QUE IMPORTA?
Cortella e Dimenstein ressaltam que, com as novas tecnologias e o acesso acelerado à informação, é preciso olhar para esse mar infinito de possibilidades e diferentes vieses e selecionar, dentre tantos conteúdos e encaminhamentos, “O QUE REALMENTE IMPORTA”. Significa que o que importa é a relevância daquela informação em relação ao contexto, para que haja proveito. Quantos anos de aprendizado da língua portuguesa cada um de nós teve ao longo da vida escolar? Desses anos de estudo, o que sabemos de verdade, o que se tornou conhecimento (ou seja, o que se tornou inesquecível)? Se eu lhe perguntasse: o que é predicado verbo-nominal, você saberia responder e dar um exemplo? Eu confesso que não sei. Portanto, é preciso selecionar o que realmente importa e de que forma podemos orientar a aprendizagem de maneira que faça sentido.
Os sábios explicam, ainda, que o verbo “importar” significa “aquilo que você leva para dentro”. Portanto, saber o que importa é fundamental para um professor do tipo curador. O aluno não vai levar para dentro informações desconectadas e sem “fertilidade” para ele. Só vai dar entrada (importar) aquilo que tenha relevância para o seu contexto. Não há tempo a perder.
Fonte: ¹CORTELLA, Mário Sérgio; DIMENSTEIN, Gilberto. A era da curadoria: o que importa é saber o que importa. Educação e formação de pessoas em tempos velozes. Campinas, SP: Papirus, v. 7, 2015.
Por Andréa Schoch | Mestre em educação, especializada em formação de professores e consultora Appai por meio da EAD.
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