Desafios encarados pelos professores: algumas sugestões de como enfrentá-los
Recentemente eu conversava com uma docente da rede pública, de um outro estado que não o Rio de Janeiro, e ela abriu o coração para me falar sobre os desafios presentes em sua vida profissional. Eu, como professora, me identifiquei, pois vivi longos anos em sala de aula e conheço bem a dinâmica desse trabalho.
Formação e Educação Continuada
A professora relatou, no âmbito da formação e educação continuada, a necessidade constante de investir tempo na busca por conhecimento para ajudar e bem orientar os alunos que chegam à escola com problemas de várias ordens, como: transtornos de aprendizagem, famílias disfuncionais, diferentes perfis de estudantes, dentre tantos outros desafios.
Qualidade de Vida
A professora também comentou sobre os aspectos que impactam diretamente sua qualidade de vida e carreira, por exemplo a falta de acesso a bens culturais, a atividades dedicadas ao lazer e físicas e até mesmo a projetos sociais para preservar a saúde e ter tempo de qualidade para repor as energias investidas em sala com os alunos.
Possibilidades à vista: sugestões
Em tempos de tecnologia farta, de novas ferramentas disponíveis, sugerimos ao professor usufruir de uma alternativa de Educação Continuada na metodologia a distância (EAD). Muitos profissionais já aderiram a essa alternativa e salientam o quanto se sentem satisfeitos por poder potencializar a sua educação de maneira continuada, com flexibilidade de horário, no seu ritmo e principalmente sem precisar se deslocar para lugares distantes após a jornada de trabalho. Abaixo destacamos outras tantas vantagens, confira:
• Cursos sobre temas atuais em formatos atrativos do tipo “mãos à obra”;
• Facilidade de uso – plataforma intuitiva;
• Facilidade para rever conteúdos e assim consolidar aprendizagens;
• Avaliação final com análise do aproveitamento do curso, gerando feedback orientativo para a revisão por tópico estudado no curso;
• Comunicação com outros colegas de curso para troca de ideias e experiências;
• Feedback para as avaliações;
• Suporte para uso da plataforma em tempo real;
• Didática inovadora e dinâmica;
• Ótimos professores.
Uma boa alternativa para melhorar a qualidade de vida é filiar-se a alguma associação que oferte acesso a bens culturais, ao lazer, à prática de atividades físicas, à transformação pessoal e profissional via educação e apoio à saúde. Há instituições que oferecem benefícios fundamentais aos professores, tais como acesso a apresentações de teatro, diferentes tipos de lazer, atividades físicas, projetos de cunho social e à educação.
Conheça os diferentes benefícios ofertados pela Appai acessando: https://www.appai.org.br/
Conclusão
É fato que os desafios são muitos, e citamos apenas alguns nessa nossa reflexão, mas, ainda que falte um retorno pecuniário adequado ao professor (e temos ciência de que falta), sabemos também que existem, hoje, algumas alternativas possíveis para que ele possa implementar a sua educação continuada, bem como melhorar a qualidade de vida, para então poder desenvolver bem a sua nobre missão: o desenvolvimento de pessoas. Um trabalho que nos alimenta a alma.
Por Andréa Schoch | Mestre em educação, especializada em formação de professores e consultora Appai por meio da EAD.
Deixar comentário