Dermeval Costa: “O Saúde 10 me ajudou a conquistar diversos pódios nas corridas”


Participante efetivo dos eventos do Benefício Caminhadas & Corridas, o associado Dermeval Costa sentiu que era hora de mudar seus hábitos, já que não conseguia alcançar os resultados desejados. Ao descobrir que o Programa Saúde 10 tem um grupo de sobrepeso e obesidade, se inscreveu e passou a participar regularmente das atividades. E aí veio a grande surpresa: em poucos meses melhorou seu rendimento conquistando não somente qualidade de vida, mas também primeiro lugar nos pódios.

Atualmente com 61 kg, Dermeval já chegou a pesar 76. “Eu era magro e levei um tombo de bicicleta. Lesionei o braço e fiquei impossibilitado de fazer exercícios durante 8 meses. Então, ganhei muito peso”, revela.

Nos encontros do Grupo de Sobrepeso e Obesidade, Dermeval ressalta que as palestras com a psicóloga da Appai foram fundamentais para que tivesse consciência alimentar. Ieda Herculano diz que uma das etapas do grupo é referente à definição de recursos que ajudam a combater a fome emocional. “Essas estratégias incidem no apoio à mudança de pensamento e, consequentemente, de comportamento, promovendo a adoção de um estilo de vida mais saudável.

Porém, como tudo na vida, é esperado que a motivação oscile ao longo do processo. No início é comum que o nível de motivação seja elevado, mas que no decorrer haja perda de peso, em consequência das alterações da rotina, do ambiente familiar e até mesmo graças à influência de amigos”, ratifica Ieda, acrescentando que, ao lado de uma alimentação saudável e da prática de atividade física, é preciso “colocar a cabeça” a favor do processo, uma vez que emagrecer exige uma mudança de comportamento, mas para isso é necessário que ocorra uma mudança de pensamento.

Dermeval ressalta também a importância do teste de bioimpedância que realizou no Saúde 10. Trata-se de um exame feito a fim de analisar a composição corporal de uma pessoa. Ele permite o conhecimento específico do percentual do peso corpóreo, ou seja, esclarece as quantidades de massa magra, de água corporal e de gordura contidas no corpo, oferecendo assim o valor correspondente ao IMC (Índice de Massa Corpórea). “Com o teste posso ver o progresso da minha saúde. Em menos de 1 ano fiquei 15 kg mais magro, mas ainda queria perder mais, porque quem é mais leve corre mais”, enfatiza.

Juliana Ferro, nutricionista da Appai, diz que o associado Dermeval obteve redução de 10,9 kg de peso corporal, sendo 9,3 kg somente de gordura corporal. “Dessa gordura total, 5,2 kg estavam em região visceral, segundo a bioimpedância elétrica. Apenas 200 g foram perdidos de massa muscular, perda essa que pode ser evitada com prática de exercício de força, como a musculação por exemplo”, diagnostica Juliana.

Hoje Dermeval é só alegria. Participando frequentemente do polo de treinamento no Maracanã, dá prioridade a uma alimentação saudável. “Pela manhã eu faço ‘crepioca’ com ovo, tomo suco detox com couve, abacaxi e limão. Minha comida preferida era churrasco. Hoje o pessoal fica doido comigo, porque eu como abobrinha na brasa”, conta aos risos. Frutas também não faltam na dieta de Dermeval. “Eu sempre gostei de frutas. E elas hoje funcionam como suporte para massa muscular. Como abacate, banana, abacaxi, limão”, exemplifica o associado, que não dispensa também jiló com alho.

Em 2017, Dermeval participou de mais de 20 corridas, como Soul Carioca e Rio Antigo, e já levou pra casa alguns troféus como recompensa. Com a autoestima lá em cima e o desejo de sempre superar novos resultados, dispara: “Eu era sedentário. O grupo me ajudou a conquistar diversos pódios nas corridas”.

Fique ligado que na próxima semana você conhecerá a história de Adriana Cerqueira, que reduziu mais de 9 kg equilibrando sua alimentação.


Pra você que tem interesse em participar do

Grupo de Sobrepeso e Obesidade, ligue:

(21) 3147-3237 / 3147-3244

– – –

Ou compareça no Saúde 10, que está localizado na Sede da Appai

Rua Senador Dantas, 117 – SL 215. Centro do Rio de Janeiro/RJ


Por Richard Günter


Deixar comentário

Podemos ajudar?