Confira tudo o que rolou no 8º Encontro de Educação Appai

Acompanhamos de perto o evento e preparamos um resumão dos acontecimentos para você. Confira!


O 8º Encontro de Educação Appai foi um sucesso! Os associados tiveram a oportunidade de conhecer os palestrantes, ouvir ótimas histórias e dicas, além de rever os colegas e fazer um network incrível.

O evento aconteceu em duas modalidades: presencial e on-line. E a novidade desse ano foi que os participantes da transmissão ao vivo, que seguiram as regras previstas no regulamento, tiveram a oportunidade de garantir uma camisa exclusiva da Appai, que será enviada ao endereço do associado titular em até 45 dias após o Encontro.

E quem não conseguiu ir ao evento, não se preocupe! Nós vamos fazer um resumão de tudo o que rolou por lá!

 

Histórias que Inspiram

A escritora, filósofa e professora da UFRJ Tania Zagury foi quem abriu o Encontro de Educação. Ocupando a cadeira número 30 da Academia Carioca de Letras (ACL), ela contou a história de dois alunos e suas experiências com o aprender a ler. Além disso, destacou como o afeto faz parte de todo o processo de aprendizado. “Aqui eu não estou falando de técnica, estou falando de amor, de afeto”, disse ela na palestra.

Somando quase 40 livros publicados no Brasil e no exterior, Tania Zagury se emocionou ao falar da profissão e mandou um recado aos associados: “Vamos em frente, professor, porque nós fazemos a diferença”.

Na sequência, foi a vez do professor da educação básica Jonathan Aguiar trazer uma reflexão e muitos aprendizados sobre a educação infantil no contexto de guerra, que é o foco de suas pesquisas. Como um bom exemplo de superação, ele compartilhou momentos de sua vida, além de falar do dia a dia nas escolas.

Marcus Ribeiro, mestre em ensino de história e especialista em literatura brasileira, destacou os trabalhos feitos com alunos para além da sala de aula, como podcasts, jornais, cafés literários, entre outras atividades. Ele atua como professor nas redes municipal e estadual do Rio, lecionando para o ensino fundamental, médio e Neja.

 

Inteligência artificial na educação

A futurista e autora de best-sellers Martha Gabriel fez uma palestra aos associados no 8º Encontro de Educação Appai, falando sobre a inteligência artificial na educação e no dia a dia. Martha, que acumula 9 TEDx e diversas premiações internacionais, deu diversas dicas para o uso da IA, abrindo a mente de várias pessoas para a tecnologia.

“O futuro não espera e não perdoa a falta de preparo”, destacou a professora, que é autora das obras “Liderando o Futuro”, “Inteligência Artificial – do Zero a Superpoderes” e “Você, Eu e os Robôs”.

 

Movimento 40+, 50+, 60+, 70+…

Quem fechou a parte da manhã do Encontro de Educação foi Roberta Borlido. A médica geriatra, que se dedica ao cuidado integral dos idosos, falou sobre o movimento empoderador do público 40+, 50+, 60+ e 70+. Membro titular da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), Borlido já é uma grande conhecida dos associados da Appai.

 

Atualidades

A professora da educação básica Luciana Rangel abriu o segundo bloco do 8º Encontro de Educação, na mesa Atualidades. Com uma carreira dedicada ao ensino e à descoberta de novos talentos, ela busca inovar com metodologias que favorecem o aprendizado dos estudantes. No evento, ela apresentou detalhes do Consurdo, um aplicativo bilíngue, que está em desenvolvimento, em Nova Iguaçu.

Tiago Ribeiro, coordenador do curso de Pedagogia Bilíngue EaD do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) também falou sobre inclusão, trazendo contribuições valiosas sobre o tema, além de práticas pedagógicas inovadoras.

Rafaela Lima levou ao evento a sua paixão por ensinar e compartilhar conhecimento. A professora e bióloga falou sobre como engajar alunos através da ciência. Ela mencionou seu canal no Youtube chamado “Mais Ciências”, que apresenta aulas para o ensino fundamental II, dicas e curiosidades sobre o tema.

Mestre e pós-graduado em gestão escolar, neurociência e tecnologias digitais na educação, André Codea abordou os desafios atuais da educação. Entre eles: a educação especial e a saúde mental. “Não tem outra classe tão resiliente quanto a nossa”, destacou ele durante a palestra.

 

Fazer a Diferença

Rodrigo Rodrigues abriu a mesa Fazer a Diferença. Especialista em neurociência do comportamento humano, ele falou sobre como o cérebro aprende. “Eu falo aos alunos: você não vem à escola para aprender as coisas, você vem à escola para compreender as coisas… Porque a aprendizagem é uma habilidade, e exige treino e repetição”, ressaltou ele.

Sandro Gomes abordou os ditados populares. O professor e redator, que na Appai é colaborador na Revista Educar, além de editar a coluna semanal Português na Ponta da Língua, citou alguns ditados e explicou suas origens. Entre eles: rodar a baiana; tirar o pai da forca; quem pariu Mateus que o embale; sem eira, nem beira e fazer baderna.

Márcia Alonso, reitora da UNIFACHA, falou sobre os desafios do ensino superior. Formada em educação física e direito, ela combinou sua vasta experiência acadêmica e prática para discutir temas importantes sobre gestão e desenvolvimento educacional.

Referência em tecnologia e inovação na internet, Carlos Nepomuceno fechou a mesa Fazer a Diferença, e também as palestras do Encontro de Educação, ao abordar a temática Educação 4.0. O profissional ainda leu alguns poemas, levando o público às palmas e aos risos.

 

Intérprete da Libras

Sabemos da importância de possibilitar que as pessoas que fazem o uso da Língua Brasileira de Sinais acompanhem tudo o que está sendo dito ou exibido da mesma forma que os demais, proporcionando oportunidades, acesso à informação e, consequentemente, uma sociedade mais inclusiva. Por isso, assim como em outros eventos da Appai, o 8º Encontro de Educação Appai contou com intérprete da Libras.

 

Fábrica Musical

Pela primeira vez, o Encontro de Educação Appai teve o privilégio de contar com a participação especial da Fábrica Musical, um grupo formado por professores que trouxe ainda mais brilho ao evento. Executando várias trilhas sonoras, o trio embalou os convidados e proporcionou momentos únicos de conexão e emoção.

 

Certificado de participação

Os associados inscritos no 8º Encontro de Educação Appai receberão um certificado de participação, que ficará disponível no Portal do Associado.

Modalidade presencial: O certificado será liberado somente para os participantes que estiverem devidamente inscritos, através do Portal do Associado, no evento presencial, tendo assistido no mínimo 75% do tempo total do evento.

Modalidade on-line: O certificado será liberado somente para os participantes que estiverem devidamente inscritos, através do Portal do Associado, no evento on-line, tendo assistido no mínimo 2 horas do tempo de cada período (manhã ou tarde).

 

Pegue sua foto e reveja seus momentos preferidos do evento

Quer rever os seus momentos preferidos desse evento incrível? Em breve, o 8º Encontro de Educação Appai estará disponível no Portal do Associado. Além disso você também pode conferir as fotos tiradas no local no Cliques Appai.


Por Luiza Morato


Podemos ajudar?