Folclore vivo

Projeto estimula a recomposição da aprendizagem por meio de atividades que valorizam a diversidade cultural


 

A cultura popular brasileira é uma ponte entre o passado e o presente, conectando gerações por meio de tradições, histórias e manifestações que refletem a identidade de um povo. Em um país rico em diversidade como o Brasil, projetos educativos que promovam o resgate do folclore desempenham um papel fundamental na preservação da cultura. Foi com esse objetivo que o Colégio Estadual Manoel Bandeira, em Duque de Caxias, implementou o projeto Vivendo as tradições folclóricas em parceria com a ACDAS de Entretenimentos Culturais e o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP/Iphan), possibilitando uma experiência cultural e educativa imersiva para os alunos.

O projeto teve como meta estimular a recomposição da aprendizagem por meio de atividades que valorizam a diversidade cultural e incentivam a pesquisa e a criatividade. Para isso, cada uma das 13 turmas da escola, desde o Ensino Fundamental até o Médio, foi responsável por uma temática específica relacionada ao folclore brasileiro, abordando disciplinas como Arte, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, História e Geografia. “As turmas exploraram diversos aspectos da cultura popular, criando salas temáticas, que abrangeram desde brinquedos e brincadeiras folclóricas até a culinária típica de cada região do Brasil”, destaca a equipe de professores. Com mais de 359 alunos envolvidos, o projeto não apenas reforçou a integração entre as disciplinas, mas também fortaleceu o sentimento de pertencimento e orgulho cultural.

 

Durante a culminância do projeto, o colégio se transformou em um verdadeiro espaço cultural. Salas decoradas com trabalhos manuais e exposições museológicas proporcionaram aos alunos e à comunidade escolar uma vivência autêntica do folclore brasileiro. Os visitantes tiveram a oportunidade de explorar lendas regionais, como a do lobisomem e do Bumba Meu Boi, ver de perto esculturas inspiradas no artesão Mestre Vitalino e degustar pratos típicos das diferentes regiões. A exposição incluiu ainda acervos bibliográficos e visuais do CNFCP, que enriqueceram a experiência dos participantes.

Explorar as raízes culturais

 

O projeto Vivendo as tradições folclóricas gerou grande impacto entre os alunos, despertando o interesse em explorar as raízes culturais e os costumes regionais. A experiência permitiu aos jovens desenvolver habilidades criativas e lúdicas, contribuindo para uma educação mais diversificada e conectada com o cotidiano. “Foi uma experiência incrível conhecer e viver nossa cultura brasileira, se vestir, apresentar e ouvir músicas sobre o nosso folclore. Desejo que todas as crianças e adolescentes possam ter o prazer de viver isso um dia. Viva a nossa cultura!”, expressou Alexia da Silva Macedo, aluna da turma 901.

Ana Sophie Menezes Romualdo, da turma 3.001, ressaltou a importância de projetos como este na preservação da cultura: “Participar do projeto do folclore, além do aprendizado, significa que a cultura continua viva, já que estamos falando de uma tradição passada de geração para geração”. Já Bruna, da turma 702, destacou a experiência de experimentar comidas típicas e a união que o projeto proporcionou entre os colegas.

 

Valorização da cultura e integração comunitária

Além de ampliar o conhecimento sobre o folclore brasileiro, o projeto também serviu como um elo entre os alunos, a escola e a comunidade, promovendo o respeito às culturas indígena e quilombola e ao sincretismo religioso. O envolvimento de todos os setores escolares foi fundamental para o sucesso da iniciativa, que reforçou a importância do trabalho em equipe e o prazer de aprender de forma dinâmica e criativa.

O Colégio Estadual Manoel Bandeira segue firme em seu compromisso de educar e formar cidadãos conscientes da importância da preservação cultural. Em tempos em que as tradições são desafiadas pela modernidade, projetos como o Vivendo as tradições folclóricas são vitais para que as gerações futuras conheçam e valorizem a riqueza de seu país.

 

Conheça a salas temáticas

Turmas 601/602

Sala temática: Brinquedos e brincadeiras folclóricas / Canções, cantigas e cirandas

Turmas 701/702

Sala temática: Literatura: Lendas das regiões – Norte e Nordeste

Turmas 801/802

Sala temática: Literatura: Lendas das regiões – Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Turmas 901/902

Sala temática: Culinária de todas as regiões

Turmas 1.001/1.002

Sala temática: Ervas medicinais de todas as regiões e artesanatos quilombolas

Turma 2.001

Sala temática: Confecção das bonecas de pano, lenda do Lobisomem

Turma 2.002

Sala temática: Artes, produção de tintas e esculturas do Mestre Vitalino

Turma 3.001

Sala temática: Danças, confecção dos bois Garantido e Caprichoso


Por Antônia Figueiredo

Colégio Estadual Manoel Bandeira
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E-mail: mpenhaquimica@gmail.com


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