Trenzinho do Berçário

Com muita criatividade professora cria um dos principais meios de locomoção e estímulo para bebês


Como levar bebês de seis meses a dois anos para fora da sala de aula? Foi a partir dessa necessidade de trabalhar a locomoção e o bem-estar dessa clientela da creche Kailon da Silva Paixão, localizada no município de Magé, Baixada Fluminense, que a professora Fabrícia Rocha teve a ideia de confeccionar o Trenzinho do Berçário.

A gestora Ana Paula Von Szabo abraçou a ideia e apoiou o projeto da confecção do trenzinho, feito com caixotes de feira. No decorrer do recesso escolar, Fabrícia colocou a mão na massa, lixando, pintando e idealizando este projeto lúdico e prazeroso para os bebês do berçário. Com ajuda do irmão da professora, o trenzinho ficou pronto no retorno às aulas, trazendo muita alegria para todos.

A creche é a primeira unidade que possui um berçário no município. Inaugurada em abril último, está localizada no bairro Parque Paranhos e atende bebês de 6 meses a 1 ano e 9 meses. O berçário possui 10 alunos, selecionados com muito critério a partir das demandas dos pais.

Para a professora, o trenzinho é um projeto de locomoção e ludicidade. “É uma forma de eles se locomoverem pela unidade e contribuiu para o entretenimento e desenvolvimento desses bebês. “Apesar de 27 anos de magistério, é a primeira vez que pego uma turma de berçário. Os pequenos são levados para o pátio nesse trenzinho e para o parquinho onde eles podem andar, se locomover e tomar sol. Em dias de evento, como foi o caso da festa junina, a gente leva os alunos às festividades. A escola também participa de desfiles cívicos na Baixada Fluminense”.

Para os professores, é uma gestão que aposta em práticas pedagógicas diferentes. O trabalho chamou atenção não só da comunidade escolar. Desde que chegou à creche, virou uma atração. A equipe pedagógica compartilha a iniciativa com a direção da escola, que fez toda a diferença.  “A minha diretora abriu as portas para esse projeto. Acredito que possa desenvolver a coordenação motora e seja uma motivação para ir para a escola, pois eles já entendem que vão passear no trem e choram muito menos. Ir para a classe agora é um prazer”, comenta a professora.

A experiência foi tão bem-sucedida que os pais compartilharam o trabalho entre si, e o projeto foi parar em uma página da rede social do município, um grupo que aborda boas práticas nos serviços públicos da cidade. Os retornos foram imediatos. A educadora e administradora Jéssica Gralato parabenizou a visão da professora e a iniciativa da liderança da escola, que apoiou o educadora.

“Parabenizo a creche pelo incrível trabalho realizado pela professora Fabrícia. É gratificante ver uma atividade tão significativa sendo desenvolvida em um berçário. Esse tipo de ação é essencial para o desenvolvimento dessas crianças, pois contribui de forma prazerosa e construtiva para o seu crescimento. Além disso, uma boa direção faz toda a diferença. A direção da gestora Ana nos inspira com um olhar familiar e horizontal, promovendo relações de troca e compartilhamento”.

Alessandra Gonçalves, mãe do aluno Emanuel da turma de berçário, conta que o desenvolvimento do filho está sendo “maravilhoso”: Eu sinto a diferença entre ele e as irmãs que não tiveram essa oportunidade. Quando Emanuel vê o trenzinho, pula de alegria. É motivação e estímulo”, relata a mãe. Josiane Maciel, mãe dos alunos Wellington Lucas, da creche, e da Anna Gabrielly, do berçário, pontua que a escola permite também a ela a possibilidade de ir trabalhar. “A creche foi a melhor coisa que aconteceu. Eu posso ir para as minhas atividades, resolver as minhas coisas tranquilamente, pois sei que meus filhos estão sendo bem cuidados. Sem contar o trenzinho que somente a creche Kailon da Silva Paixão tem. A Anna Gabrielly adora passear nele”, afirmou.

Maria Antônia da Silva Cardoso, mãe dos gêmeos Noah e Ravi, acredita que o projeto ajuda na acessibilidade e desenvolvimento dos seus filhos. “O trenzinho, feito do zero para as crianças do berçário se locomoverem, é genial. Ajudou no acesso e na locomoção dos bebês e estimula a autonomia, foi incrível! E fora que eles amam, né?”. A gestora Ana Paula Von Szabo reforça a importância do empreendimento para o desenvolvimento dos pequenos alunos e anuncia que também vai servir para as próximas turmas.

“Quando a professora Fabrícia trouxe a ideia do projeto, imediatamente abracei e me coloquei à disposição. Foi de suma importância para o desenvolvimento dos nossos bebês. O trenzinho do berçário ajuda na locomoção dos alunos em todos os momentos dentro da unidade escolar, tais como banho de sol, ida ao parquinho, ocasiões festivas e também no entretenimento dos pequenos. Já é um patrimônio da unidade e será utilizado também com as novas turmas de berçário que se formarão nos próximos anos, dando assim continuidade à ludicidade, conforto e segurança de nossos pequenos. O trenzinho se tornou um símbolo da nossa escola”, enfatiza a gestora.


Por Claudia Sanches

Creche Municipal Kailon da Silva Paixão
Rua C, 421 – Parque Paranhos – Piabetá – Magé/RJ
CEP: 25937-468
Tel.: (21) 99991-7037
E-mail: fabriciarochacorrea@gmail.com


Deixar comentário

Podemos ajudar?