Diversidade cultural na escola
Um caminho para a transformação cidadã
No cenário educacional contemporâneo, a inclusão de temas e práticas que promovam a diversidade cultural é fundamental para a formação de cidadãos conscientes e críticos. O projeto Rota Cultural Ominirá se destaca como uma iniciativa que não apenas educa, mas também transforma a percepção dos alunos sobre as culturas africana e afro-brasileira. Idealizado pela professora Débora Falcão de Oliveira, a atividade foi implementada entre os alunos dos ensinos Fundamental e Médio do Colégio Anglo Líder (Tamarineira), Recife-PE.
O que é a Rota Cultural Ominirá?
Trata-se de uma série de vivências e experiências focadas na cultura e arte africana e afro-brasileira, integrando-se aos conteúdos de Arte e sendo interdisciplinar com História, Geografia e Língua Portuguesa. O termo “Rota”, de acordo com Débora Falcão, reflete o caminho construído ao longo do ano letivo, onde a cultura negra é inserida como protagonista na história “e não apenas como um tema abordado no Dia da Consciência Negra, em novembro”, como esclarece a professora, explicando o sentido do nome “Ominirá” que, segundo ela, é uma palavra iorubá que significa “liberdade”, tendo sido escolhida para simbolizar o objetivo do projeto: libertar os alunos de preconceitos e estereótipos, promovendo uma educação que combata o racismo e fomente a valorização da cultura afrodescendente.
Baseado na Lei 10.639/2003 e na Pedagogia Libertadora, o eixo principal do projeto é transformar a mentalidade das crianças e adolescentes, prevenindo a perpetuação de intolerâncias e práticas racistas. Através de espaços, vivências e experiências culturais, a atividade busca fomentar a transformação do pensamento e das atitudes dos alunos, criando uma geração mais respeitosa e consciente da diversidade.
Desenvolvimento das atividades
A implementação da Rota Cultural Ominirá envolveu diversas atividades ao longo do ano letivo, engajando alunos dos ensinos Fundamental e Médio. As ações foram planejadas para promover a imersão na cultura africana e afro-brasileira, com temas como: “Histórias de princesas africanas”, que iniciou o projeto, no qual os estudantes participaram de uma sessão de contação de histórias sobre princesas e rainhas africanas, como Aqualtune e Zacimba Gaba, além de explorarem a riqueza da cultura do continente.
Já no 7º ano, os alunos estudaram as raízes da cultura brasileira, explorando manifestações culturais de origem africana, folguedos e festas, como a capoeira e o maracatu, e identificando suas conexões com as tradições religiosas. Na produção de máscaras africanas, ainda pelos alunos do 7º ano, não faltou criatividade. Após estudarem o material criado, iniciaram a parte prática utilizando a técnica do papel machê, desenvolvendo suas próprias máscaras e, sobretudo, compreendendo os significados e funções dessas expressões culturais.
Na turma do 6º ano, a inspiração para criar suas próprias pinturas, explorando a arte abstrata e as simbologias das religiões de matriz africana, veio das obras geométricas e simbólicas do artista Rubem Valentim. Motivados pela possibilidade de conhecer mais a fundo a mitologia africana, os educandos do 6º ano criaram seus próprios super-heróis, comparando mitologias e identificando elementos culturais africanos presentes na cultura pop.
Culminância e resultados
A culminância do projeto ocorreu durante a Semana da Consciência Negra, com uma série de palestras, rodas de conversa, debates e exposições de trabalhos. Através dessas tarefas, os alunos tiveram a oportunidade de compartilhar suas aprendizagens e reflexões, promovendo um ambiente de respeito e valorização da diversidade. De acordo com a professora Débora, os resultados alcançados foram significativos, com uma notável diminuição do preconceito e do racismo estrutural dentro da escola. Estudantes e professores relataram um maior engajamento nas discussões sobre temas raciais e uma transformação na percepção dos alunos sobre a importância da cultura afro-brasileira.
A Rota Cultural Ominirá é um exemplo de como a educação pode ser um poderoso instrumento de transformação social. “Ao abordar a cultura africana e afro-brasileira de forma integrada e contínua, este projeto não apenas enriquece o currículo escolar, como também contribui para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, pontua a professora Débora colocando-se disponível a outras escolas e instituições que queiram implementar projetos semelhantes, adaptando as práticas e os conteúdos às suas realidades e necessidades. Para escolas interessadas em implementar a Rota Cultural Ominirá ou projetos semelhantes, a professora Débora Falcão de Oliveira está disponível para compartilhar sua experiência e oferecer orientações. Contatos: deboratriz@gmail.com | (81) 98712-0720.
Por Antônia Figueiredo
Colégio Anglo Líder (Tamarineira)
Rua Visconde de Abaeté, 200 – Tamarineira – Recife/PE
CEP: 52110-010
Tel.: (81) 3304-8400
E-mail: secretaria@colegioanglotamarineira.com
Deixar comentário