Vamos brincar!
Por Aline Negri*
O brincar tem um papel fundamental no desenvolvimento afetivo, cognitivo, motor e social da criança, portanto é necessário refletir sobre sua relação com a aprendizagem. Logo, o professor poderá utilizar o brincar, a ludicidade, como recurso didático para a construção do conhecimento dos conteúdos escolares da Educação Infantil, possibilitando às crianças vivenciarem tais conteúdos, construindo-os de forma prazerosa e significativa.
Nesta proposta, os pequenos são constantemente desafiados, instigados a aprender e a construir a sua própria aprendizagem.
Serão apresentadas brincadeiras que irão contribuir para o desenvolvimento dos conteúdos escolares, onde a criança é protagonista de sua aprendizagem.
Brincadeiras
Artes Visuais
Estourando balões
Objetivo: Localizar e identificar as cores.
Conteúdo: Cores.
Desenvolvimento: O professor irá colocar uma música para as crianças dançarem e brincarem com os balões coloridos. Quando a música parar, o docente irá falar uma cor e as crianças irão estourar os balões desta cor. Assim seguem várias rodadas e, em cada rodada, será falada uma cor, até que todos os balões sejam estourados.
Linguagem Oral e Escrita
Letra inicial do nome próprio
Objetivos: Identificar a letra inicial do nome próprio; Identificar as letras do alfabeto.
Conteúdos: Alfabeto; Letra inicial do nome próprio.
Desenvolvimento: As crianças estarão sentadas em roda. O educador irá falar ou mostrar uma letra em EVA, plástico ou papel para os alunos. A criança cujo nome iniciar com a letra falada ou mostrada pelo professor deverá produzir um som, por exemplo: bater palmas, bater os pés no chão, apitar etc.
Variações: Utilizar outros recursos: balançar balão ou pompom (feito com papel crepom), soprar língua de sogra, instrumentos musicais.
Movimento
Pega-pega com balão
Objetivo: Desenvolver a agilidade, coordenação motora ampla.
Conteúdos: Agilidade; Coordenação motora ampla.
Desenvolvimento: O professor irá colocar uma música para as crianças dançarem. Apenas uma delas, que será o pegador, ficará com um balão. Quando a música parar, o pegador deverá encostar o balão em uma criança e esta será a próxima a ser o pegador. Assim segue a brincadeira, em cada rodada trocando o pegador. As crianças deverão fugir do balão.
Variação: Fazer o pega-pega com fantoche.
Música
Batata quente musical
Objetivos: Aumentar o repertório musical; Continuar a cantar a música; Desenvolver a memória musical e discriminação auditiva.
Conteúdos: Discriminação auditiva; Memória musical; Repertório musical.
Desenvolvimento: A brincadeira é semelhante à batata quente tradicional. As crianças deverão sentar em roda. O professor irá colocar uma canção e passar uma bola por todas elas, que deverão cantar a música. Quando esta parar, quem estiver com a bola deverá continuar cantando. E assim a brincadeira segue.
Natureza e Sociedade
Dança da cadeira com as partes do corpo
Objetivo: Identificar as partes do corpo.
Conteúdo: Partes do corpo.
Desenvolvimento: A brincadeira é semelhante à dança da cadeira. O professor colocará as cadeiras em linha reta ou em roda, sendo uma para cada criança. Uma música será colocada para elas dançarem em volta das cadeiras. Quando a música parar, o professor falará uma parte do corpo que deverá ser colocada em cima da cadeira, por exemplo: pé, mão, cabeça, bumbum, cotovelo, joelho etc. Em cada rodada, uma cadeira será retirada, mas as crianças continuam, incentivando assim a cooperação na brincadeira.
*Aline Negri é formada em Pedagogia, especialista em Educação Infantil, foi coordenadora pedagógica nas redes pública e privada. Autora dos livros “Vamos brincar? 150 propostas para desenvolver na Educação Infantil” e “200 brincadeiras para pais e filhos – Brincando e aprendendo juntos”.
Deixar comentário