Sessão das Quinze
Sucesso desde 2014, projeto homenageia uma grande artista e desperta nos alunos uma paixão por múltiplas artes
Conhecido na Revista Appai Educar e sucesso no Colégio Estadual Padre Anchieta desde 2014, o projeto Sessão das Quinze homenageia um grande nome por edição e tem como objetivo despertar nos alunos uma paixão pela arte. Além disso, reconhecer o valor e a importância do artista escolhido, a sua história de vida e superação de limites, assim como estimular a reflexão e o entendimento da sua obra.
Desde 2014, quando assumiu a direção da escola, o diretor Renan de Oliveira Costa entendeu que a estratégia didática que mais atrai os jovens é a metodologia de projetos de pesquisa. O eixo temático vida e obra de nossos artistas, especialmente da música, mostrou-se dos mais empolgantes entre os professores e discentes. A partir daí, o colégio lançou-se ao propósito de investir em atividades sobre compositores consagrados da música popular brasileira e ousar a apresentação aberta a todos os alunos e convidados da comunidade.
O primeiro passo foi dado com a realização do projeto O Cepa canta Gonzaguinha, com a presença do filho do cantor, Daniel Gonzaga, e de familiares de Luiz Gonzaga. Em 2018, já como Sessão das Quinze, a vida e a obra de Belchior foram contadas e cantadas pela voz de Daíra, artista que tem um disco em homenagem ao cantor. No ano seguinte, a carreira artística homenageada foi a de Joanna, que esteve presente para prestigiar. Em 2021, de forma remota, a obra do sanfoneiro Dominguinhos foi trabalhada, e a culminância contou com a participação de Liv Moraes, filha do cantor. Em 2022, receberam Marcelo Jeneci para prestigiar a homenagem dos estudantes mediados pelos professores.
Em 2023, o colégio recebeu a cantora, compositora, musicista, ex-participante do The Voice +, Ceiça Moreno, que conversou com os diferentes ritmos brasileiros como baião, coco, ciranda, toadas, quadrilhas e xotes. A realização do projeto se deu desde o convite à equipe docente e às turmas, seguindo com pesquisa biográfica da artista, seleção das canções, interpretação das letras e apresentação das melodias, entrevistas e depoimentos, até a exibição das músicas, danças, declamação de poesias, desenhos ilustrativos, literatura de cordel, tudo inspirado na obra da compositora, ensaio das apresentações e, por fim, a culminância.
A abertura da Sessão das Quinze ocorreu com a homenagem da pintura da capa do disco “Meu Luar”, feita por Klebert no corredor da escola. Os estudantes da turma 901 e dos 3 anos do terceiro turno receberam Ceiça com o forró “Uma Maria”, coco de roda lavadeira e, num coral, cantaram a toada “Meu luar e colibri”, música do 1º disco. As apresentações tiveram a mediação da professora de Língua Portuguesa Neia Albino.
A culminância também contou com interpretações de poemas, quadros com desenhos ilustrativos inspirados nas músicas de Ceiça Moreno e apresentação do grupo de dança do professor Wallan, o “Dançarte”. Além de outras atividades e homenagens, houve uma declamação de cordel inspirado na carreira da artista e a apresentação de dança “Ciranda do asfalto”, outro tema autoral. No final, Ceiça, com a sua sanfona, cantou seis músicas com um coro emocionante da plateia.
A artista contou que nunca chorou tanto em sua vida. “Fiquei me perguntando se eu era merecedora, mas devo ser. Ver aqueles alunos jovens, criativos e felizes cantando todas as minhas músicas foi emocionante demais para mim! Quero agradecer, de todo o meu coração, ao professor e diretor da escola, Renan Oliveira, pelo convite e por tanto carinho. Muito obrigada também a cada um que esteve envolvido de alguma forma nessa homenagem. É isso que a gente leva da vida: o amor!”, elogia a homenageada.
O diretor Renan Oliveira ressaltou que estava muito orgulhoso da comunidade escolar. “Pela força, coragem, por abraçar os projetos da escola e realizar com tanto amor e dedicação. Isso nos mostra que é possível uma educação pública de qualidade. O Sessão das Quinze nos mostrou que os sonhos não envelhecem, como diz a nossa homenageada. Atingimos o nosso objetivo numa tarde memorável aos corações dos presentes. Parabéns a todos os envolvidos!”, finaliza.
Por Jéssica Almeida
Colégio Estadual Padre Anchieta (Cepa)
Avenida 31 de março, praça 1 – Parque Paulista – Duque de Caxias/RJ
CEP: 25261-000
Tel.: (21) 3666-1278
Fotos cedidas pela escola
Leita também:
• Sessão das Quinze:Joanna – a música como instrumento de pesquisa.
• Sessão das Quinze: Belchior – despertando criatividade e senso crítico dos alunos.
• Sessão das Quinze: Marcelo Jeneci – poesias, músicas e belas interpretações.
Deixar comentário