Meu quintal é o maior do mundo
Projeto explora vivências, aprendizagens e o desenvolvimento da linguagem e da oralidade de crianças
O quintal é afetividade, e afetividade é proximidade! Quintal é o primeiro mundo da criança, onde ela explora livremente e faz descobertas de diferentes formas de vidas, de cores, texturas, aromas e de possibilidades de explicar o mundo. É no quintal que se pode descobrir o fascínio pela insignificância de coisas miúdas, como pedras e folhas. Além disso, é lá que geralmente as crianças brincam de amarelinha ou brincadeiras de roda. Pensando nisso, a Creche e Pré-Escola Municipal Professora Rosalita da Silva Netto, localizada em Duque de Caxias, teve a ideia de criar um projeto chamado Meu quintal é o maior do mundo.
O projeto surge como oportunidade e convite a ver, olhar, tocar, sentir. “Não é apenas um projeto de cunho pedagógico que constitui o projeto político-pedagógico desta instituição. Trata-se de um resgate da essencialidade humana e um chamado a rever conceitos sobre a educação infantil e os espaços naturais”, destaca o corpo docente. O objetivo é levar as crianças a descobrirem pequenos mundos, imaginar outros tantos e sonhar com uma nova realidade social. Além de construir um espaço de Educação Infantil repleto de experiências significativas e afetivas.
Proporcionando também oportunidades de vivências, exploração sensório-motoras em espaços verdes, investigação e experimentação de fenômenos naturais. Além de estimular o desenvolvimento da linguagem e da oralidade de crianças de 1 a 5 anos e a progressiva ampliação do seu vocabulário por meio do estímulo à elaboração de hipóteses e narração dos fenômenos e experiências observados, desenvolvendo o senso ético e estético quanto ao cuidado com os ambientes, possibilitando o avanço integral das crianças por meio de experiências significativas de aprendizagens.
Como desdobramento do projeto, as crianças participaram de aulas-passeio a espaços naturais, científicos e tecnológicos que possibilitem a ampliação das suas experiências sensoriais, éticas e estéticas sobre os espaços naturais e os socialmente construídos por meio do desenvolvimento da ciência e da tecnologia. O Museu de Astronomia (Mast), a Trilha na Floresta da Tijuca, o Parque Laje, a Quinta da Boa Vista, o BioParque e o Parque Nacional Serra dos Órgãos estão entre os locais visitados. Além disso, foram desenvolvidas ações internas institucionais, como a ampliação e manutenção da horta da unidade escolar, cuidados e interações com a mascote da creche, um jabuti, e atividades pedagógicas, artísticas e culturais ao ar livre, tudo no quintal da creche.
Benefícios de se explorar espaços abertos
Conforme falado ao longo dessa matéria, explorar espaços abertos oferece uma série de benefícios importantes para o desenvolvimento das crianças. Confira alguns deles:
- Estímulo sensorial: ambientes ao ar livre oferecem uma variedade de estímulos sensoriais, como cores, texturas, cheiros e sons naturais. Essas experiências ajudam a desenvolver os sentidos das crianças de maneira mais completa do que ambientes fechados, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo.
- Atividade física: a exploração de espaços abertos muitas vezes envolve atividades físicas, como correr, pular, escalar, nadar, entre outras. Essas tarefas promovem o desenvolvimento da coordenação motora, força muscular e resistência, além de incentivar um estilo de vida ativo desde a infância.
- Aprendizado experiencial: ambientes naturais proporcionam oportunidades únicas de aprendizado experiencial. As crianças podem observar plantas, animais e fenômenos naturais em primeira mão, o que estimula a curiosidade, a investigação e a aquisição de conhecimentos de forma autônoma.
- Redução do estresse: estudos têm demonstrado que a exposição à natureza pode reduzir os níveis de estresse e ansiedade nas crianças. A sensação de liberdade e conexão com o ambiente natural pode promover o bem-estar emocional e mental, ajudando os pequenos a lidar com os desafios do dia a dia.
- Criatividade e imaginação: ambientes ao ar livre estimulam a imaginação das crianças e promovem o jogo criativo. A natureza oferece um cenário diversificado para brincadeiras imaginativas, como construir fortalezas de gravetos, criar histórias sobre animais selvagens ou inventar jogos com elementos naturais, o que desenvolve a criatividade e abre caminho para a resolução de problemas.
Por Jéssica Almeida
Creche e Pré-Escola Municipal Professora Rosalita da Silva Netto
Rua AQ, lote 03, Quadra 50 – Jardim Anhangá – Duque de Caxias/RJ
CEP: 25264-542
E-mail: creche3.rosalitanetto@smeduquedecaxias.rj.gov.br
Fotos cedidas pela escola
Deixar comentário