Crescendo com a natureza

Projeto Horta suspensa cultiva conhecimento e hábitos saudáveis


Na Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Professora Odete Rosa da Mota, localizada no município de Niterói, um grupo de educadores e alunos do Grei 5ª (grupo de referência de crianças de 5 anos) desenvolveu o Horta suspensa, um projeto inovador com o objetivo de integrar o ensino das Ciências Naturais à Educação Infantil. Idealizadora da atividade, a professora Eliene Castro da Silva Bastos, juntamente com a docente Ana Beatriz Maia Rosa, realizou com as turmas da Educação Infantil um trabalho centrado na criação de uma horta suspensa.

De acordo elas, o projeto teve como base a ideia de que a prática do ensino das Ciências é fundamental para promover nas crianças, desde cedo, o conhecimento do mundo. Para as docentes, a implementação bem-sucedida da atividade reafirma a convicção de que a prática do ensino das Ciências na Educação Infantil é uma abordagem essencial para cultivar o conhecimento nas crianças desde os primeiros anos escolares.

Alinhado com o referencial curricular adotado pela rede municipal de Niterói, Eliene destaca a necessidade de priorizar os saberes científicos e suas relações com outros conhecimentos. Segundo ela, a proposta também está em sintonia com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que enfatiza a importância da experimentação para o desenvolvimento de habilidades e construção de conhecimentos. “A vivência prática na horta não apenas complementa os conceitos teóricos, mas também estimula a curiosidade natural das crianças, promovendo uma aprendizagem significativa”, ressalta.

 

Horta suspensa como ferramenta pedagógica

Identificada entre os pequenos a falta de contato direto com a natureza dentro da escola, as professoras buscaram, em uma primeira etapa, conscientizar as crianças sobre essa carência, motivar a construção de uma horta suspensa e, simultaneamente, promover uma abordagem ampla sobre alimentação saudável e sustentabilidade.

Eliene Castro e Ana Beatriz enfatizaram a importância de não isolar os conhecimentos prévios das crianças, mas sim trabalhar a partir de suas experiências, visando desenvolver a autonomia e torná-las agentes mais atuantes na sociedade. “A nossa proposta será de mostrar relevância do assunto para a Educação Infantil, vivenciando com um olhar diferenciado, percebendo o papel social da educação para o desenvolvimento da cidadania”, pontuam as docentes.

 

Impactos na comunidade escolar

A metodologia adotada por Eliene foi a abordagem qualitativa na modalidade pesquisa-ação. O projeto foi dividido em cinco etapas distintas. Desde a coleta de folhas para a observação da clorofila até a realização de atividades sobre o crescimento de vegetais, os alunos foram envolvidos em todas as fases do processo. “Ver os alunos engajados na exploração científica desde cedo é uma validação clara da importância de integrar experiências práticas ao currículo, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo e social de forma holística”, afirma a professora.

A culminância do projeto ocorreu com a criação da horta suspensa no parquinho da escola. Os alunos arrecadaram materiais, como garrafas pet, esterco, arame, tesoura, terra e mudas diversas. A horta foi montada com a participação ativa dos estudantes, promovendo a aprendizagem prática e o contato direto com a natureza.

De acordo com as professoras Eliene e Ana, os resultados foram significativos. “O grupo tornou-se mais consciente da temática ambiental, ampliando seu conhecimento sobre as mudas de vegetais e melhorando, em alguns casos, seus hábitos alimentares cotidianos”, frisaram destacando que a horta suspensa não apenas proporcionou uma conexão mais próxima dos alunos com a natureza, mas também se tornou um laboratório vivo e interativo para diversas atividades pedagógicas.

 

 

Perspectivas futuras

O projeto Horta suspensa, na Umei Odete Rosa da Mota, reforça a importância da educação socioambiental desde a infância. Os educadores reconhecem a necessidade de intensificar práticas experimentais e atividades pedagógicas que promovam a conscientização sobre questões ambientais. Além disso, a participação da família e da comunidade escolar é vista como fundamental para preservar o planeta de maneira sustentável. Após vivenciarem o sucesso do projeto, a escola visa expandir a conscientização para um número ainda maior de pessoas, promovendo a avaliação contínua e a integração entre alunos, escola e família.

A experiência na Umei Odete Rosa da Mota reforça como a educação infantil pode ser potencializada por práticas inovadoras que envolvem os alunos de forma ativa e transformadora, por ser uma experiência que vai além dos livros, promovendo o desenvolvimento integral dos alunos e fortalecendo a conexão entre a escola, a comunidade e o conhecimento aplicado à vida real.


Por Antônia Figueiredo

 

Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Professora Odete Rosa da Mota

Estrada Francisco da Cruz Nunes, s/nº – Itaipu – Niterói/RJ

CEP: 24340-000

Tel.: (21) 2705-7241

E-mail para contato: umeiodeterosa@yahoo.com.br

Professora idealizadora: Eliene Castro da Silva Bastos elienecbastos@7yahoo.com.br

Professora coautora: Ana Beatriz Maia Rosa


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