Inteligência Artificial no Aprimorar da Educação

Descubra as oportunidades da inteligência artificial na educação e prepare-se para a revolução tecnológica em sala de aula


Em entrevista exclusiva à Revista Appai Educar, Regina Silva, diretora pedagógica da Educacional – Ecossistema de Tecnologia fala sobre as oportunidades proporcionadas pela inteligência artificial (IA) para o aprimoramento da educação e das estratégias para os professores se prepararem para a integração dessa tecnologia em sala de aula.  

RAE: Como a inteligência artificial pode ser utilizada para melhorar a experiência de aprendizagem dos alunos? 

Regina Silva: É importante ressaltar que o termo “tecnologia” se refere a um produto da ciência e da engenharia que envolve um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas que buscam resolver problemas e facilitar as ações do dia a dia, e isso não é diferente quando se trata de utilizar a IA na educação, uma vez que essas ferramentas também podem auxiliar e facilitar as ações de ensinar e aprender. Uma das grandes vantagens da IA na educação é a possibilidade de personalização dos caminhos de aprendizagem, que permite entender as necessidades de cada aluno com base em seu perfil e histórico de interação para recomendar conteúdos e conceitos visando uma melhor compreensão dos temas abordados.  

No Educacional dispomos de diversas soluções que já utilizam IA para aprimorar o processo ensino-aprendizagem por meio de experiências significativas e envolventes. Destacam-se, entre elas, as plataformas adaptativas, as soluções Steam de programação e prototipagem e as Suítes Educacionais, que integram aplicações pedagógicas e de gestão em um ecossistema digital com login único e inteligência de dados. A inovação está em nosso DNA, buscamos sempre entender as principais necessidades educacionais e encontrar soluções que impulsionem a transformação digital nas escolas. Para isso, usamos recursos de inteligência com base em dados e relatórios integrados que nos permitem identificar tendências e padrões no uso das aplicações tecnológicas utilizadas por alunos, professores e gestores. A partir dos insights gerados, podemos oferecer maior flexibilidade na disponibilização de aplicações que melhor se adequam aos objetivos pedagógicos de cada instituição ou rede de ensino. 

RAE: Quais são as oportunidades oferecidas pela inteligência artificial para aprimorar a educação? 

Regina Silva: Os atuais debates sobre inteligência artificial e ChatGPT abriram o olhar para oportunidades de uso de ferramentas digitais dessa categoria no contexto educacional. Além da personalização, outras funcionalidades podem engajar os estudantes e aprimorar o processo ensino-aprendizagem. Podemos citar como exemplo atividades de pesquisa nas mais diversas áreas; práticas de produção textual, com dicas e correções automatizadas; aprendizagem de idiomas; construção de argumentos para atividades de debate e até mesmo a criação de sistemas de aprendizagem contínua, permitindo que os alunos aprendam e desenvolvam habilidades ao longo da vida.  

Além disso, é importante ressaltar que essas ferramentas também desempenham um papel fundamental na prática docente e na gestão escolar, auxiliando na elaboração de planos de aula, na produção de relatórios e feedbacks personalizados, na análise de dados e na identificação de padrões e tendências em relação ao desempenho dos alunos.  

O compartilhamento de experiências sobre o uso desses recursos no ambiente escolar certamente ampliará as potencialidades da tecnologia. Entretanto, é preciso estimular tanto estudantes quanto educadores a usarem a IA para fomentar o pensamento crítico e criativo, e não apenas para a execução automática de tarefas. 

RAE: Como os professores podem se preparar para lidar com a integração da inteligência artificial em sala de aula? 

Regina Silva: Sabemos que grande parte dos estudantes é expert em novas tecnologias. O medo do novo, com o qual os professores muitas vezes se deparam, não deve ser um limitador para explorar novas ferramentas digitais no ambiente escolar.  Os professores podem considerar os estudantes como parceiros no processo ensino-aprendizagem, o que representa uma grande oportunidade para enriquecer suas aulas, aproveitando a familiaridade dessa geração com as novas tecnologias. 

 Dessa forma, podem se sentir mais preparados para integrar a tecnologia em sua prática pedagógica ao trocar experiências com colegas, pesquisar na internet e redes sociais, participar de cursos e workshops sobre o tema e aprender na prática, fazendo uso das ferramentas em suas tarefas cotidianas. Independentemente do método escolhido, é essencial que procurem estar sempre atualizados e dispostos a aprender, a fim de que possam ajudar seus alunos a desenvolver habilidades críticas e criativas para lidar com as demandas da era digital. 

Em todos os projetos que implementamos, seja em escolas públicas ou privadas, sempre priorizamos a formação docente. Reconhecemos que a tecnologia não substitui a importância do papel do professor e da interação humana na educação, pois acreditamos que a aprendizagem é um processo colaborativo que envolve o diálogo e a troca entre pares. 

RAE: Quais são as preocupações éticas relacionadas ao uso da inteligência artificial na educação? 

Regina Silva: Sobre essa temática, em 2021 a Unesco publicou um documento chamado “Recomendações sobre a ética da inteligência artificial” que apresenta uma série de princípios para o desenvolvimento, a implementação e o uso de sistemas inteligentes. Esse documento ressalta a importância de se considerar aspectos como a promoção do bem-estar humano e a melhoria da qualidade de vida, o respeito à autonomia, à individualidade, aos direitos humanos, às liberdades fundamentais, à privacidade e à proteção de dados.   

Por outro lado, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destaca que a escola deve levar o aluno a desenvolver a capacidade de avaliar a confiabilidade e a veracidade das informações, identificar preconceitos, estereótipos e manipulações, assim como promover o respeito à diversidade cultural e à ética nas interações midiáticas e suas influências na sociedade. 

Para promover o uso consciente e ético da IA no contexto educacional, é fundamental fomentar a educação midiática, que visa desenvolver habilidades críticas em relação aos meios de comunicação e às ferramentas digitais, abrangendo também discussões sobre o avanço das pesquisas e o desenvolvimento de novas ferramentas. 

RAE: Quais são as habilidades necessárias para os alunos se prepararem para trabalhar com inteligência artificial no futuro? 

Regina Silva: Com a crescente transformação digital, que inclui o uso de inteligência artificial nas mais diferentes áreas, é importante que os alunos desenvolvam habilidades específicas para trabalhar com essa e outras tecnologias no futuro. Nessa perspectiva, a escola precisa promover ações que contribuam com a formação integral e plena do estudante. Este conceito refere-se ao desenvolvimento completo de todas as dimensões da pessoa, incluindo aspectos cognitivos, físicos, emocionais e sociais. Assim, o plano de ensino e o planejamento didático, além de promover a aquisição de conhecimentos conceituais, devem abranger atividades que estimulem o desenvolvimento de habilidades técnicas/motoras (hard skills) e habilidades relacionadas ao pensamento crítico, à resolução de problemas, ao raciocínio lógico, ao pensamento computacional, à colaboração, à comunicação e à criatividade (soft skills), entre outras. No Educacional, costumamos dizer que os nossos estudantes precisam dominar as tecnologias ao invés de serem dominados por elas. 

RAE: Como a inteligência artificial pode ser usada para personalizar a aprendizagem dos alunos? 

Regina Silva: A inteligência artificial apresenta um grande potencial para auxiliar a aprendizagem dos alunos de maneira personalizada, adaptando-se às necessidades e aos objetivos educacionais individuais. A personalização é um ponto de destaque das ferramentas inteligentes, pois a partir do histórico de buscas e interações a IA pode, por exemplo, recomendar conteúdos personalizados, indicar trilhas de aprendizagem, analisar desempenho e fornecer feedback individualizado, usar técnicas de machine learning (aprendizado de máquina) para adaptar o conteúdo e as atividades de acordo com habilidades, conhecimentos, interesses e estilos de aprendizagem individuais, garantindo assim que o aluno esteja sempre desafiado e motivado a aprender. Essa é a premissa do Aprimora, uma plataforma adaptativa de aprendizagem que se utiliza de estratégias de inteligência artificial para identificar as necessidades específicas de cada estudante e conduzi-lo para a construção do conhecimento. Nesse contexto, a IA atua como um tutor virtual, oferecendo suporte e orientação específicos para que cada aluno atinja seus objetivos educacionais. 

RAE: Como a inteligência artificial pode ajudar a avaliar a qualidade da educação e identificar áreas de melhoria? 

Regina Silva: A inteligência artificial pode contribuir significativamente para aprimorar a qualidade da educação de diversas formas, pois permite análises rápidas e aprofundadas de uma grande quantidade de dados para a criação de um grande BI Educacional. Essas análises podem ajudar a identificar lacunas de aprendizagem e a definir ajustes no currículo ou nas estratégias pedagógicas para garantir a aprendizagem de todos e de cada um. Uma vez mais é importante ressaltar o papel ativo e crítico do professor ao usar esses recursos. As ferramentas de IA criam respostas a partir das informações que são disponibilizadas ou já constam na internet. Assim, essas respostas não levam em consideração observações mais sensíveis, subjetivas e humanas. A interação entre professor e aluno é essencial e insubstituível. 

 

RAE: Quais são as implicações da inteligência artificial para a empregabilidade e futuro dos alunos? 

Regina Silva: Vivemos em um mundo em constante transformação, impulsionado pelo avanço das tecnologias. A cada dia novas tecnologias são criadas e aprimoradas, modificando a maneira como nos relacionamos e executamos as mais distintas tarefas, sejam relacionadas ao trabalho ou a ações do dia a dia. E, nesse contexto, é possível dizer que as profissões do futuro são incertas. Vivemos em uma era em que, à medida que a IA se torna cada vez mais presente em diversos setores, surgem novas oportunidades de empregos, novas profissões, novas maneiras de trabalhar, novas formas de operar negócios e empresas, cada vez mais automatizadas e estruturadas em dados. E como a tecnologia não para de evoluir, fica cada vez mais evidente a necessidade de formação continuada e de aprendizagem ao longo da vida. Isso envolve aprender a aprender em diversos ambientes e situações, incluindo a escola, o trabalho, a comunidade e a vida pessoal. 


Por Antônia Figueiredo 

*Regina Silva é diretora pedagógica do Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação, área da Positivo Tecnologia para negócios de educação. 


Deixar comentário

Podemos ajudar?