Estimulando a leitura na era digital

Em uma época em que as crianças já nascem inseridos no contexto digital, e tão distante dos livros físicos, qual o papel da escola na formação de leitores?


Estimular a leitura desde a infância desenvolve habilidades linguísticas, amplia o vocabulário, estimula a imaginação e criatividade, além de promover o aprendizado e o desenvolvimento cognitivo. Mas, numa era em que as crianças já nascem inseridos no contexto digital, e tão distante dos livros físicos, qual o papel da escola na formação de leitores? Como estimular a leitura desde a alfabetização? Esse estímulo precisa começar por quem? Essas e outras perguntas serão respondidas ao longo dessa matéria por especialistas convidados pela Revista Appai Educar. Confira! 

Sabemos que a leitura contribui para a formação de valores, desperta o interesse por diferentes culturas e possibilita a construção de um repertório cultural sólido. Além disso, a leitura frequente desde cedo cria o hábito de ler, o que traz benefícios ao longo da vida, tanto no âmbito acadêmico como no pessoal. Portanto, incentivar a leitura na infância é fundamental para o desenvolvimento integral das crianças. 

A especialista em Educação Infantil, Judith de Lima Cortez, explica que o prazer pela leitura pode e deve ser estimulado ainda antes da alfabetização e já com os bebês. “Na minha experiência de leitura na Educação Infantil, com crianças a partir de 1 ano de idade é possível perceber o seu envolvimento quando o educador apresenta a história, seja ela contada, lida ou cantada. Neste sentido ler cotidianamente para as crianças, é o caminho! Ao fazê-lo, o adulto se torna uma importante referência de leitor e possibilita que a criança, embora ainda não domine os códigos da escrita, leia através dele”, pontua.  

A coordenadora da Educação Infantil na SME de Duque de Caxias ressalta que a escolha da literatura infantil deve considerar a faixa etária das crianças, mas principalmente a qualidade do texto escrito, na contramão de uma ideia equivocada de que livros infantis precisam ter frases curtas e de fácil entendimento para os pequenos. “Permitir que as crianças tenham contato com o portador do texto escrito é também fundamental no estímulo à leitura. Elas precisam tocar o livro, percorrer suas páginas, apreciar as suas ilustrações, balbuciar, contar e recontar suas histórias”, explica Judith. 

Segundo a especialista, o fator imprescindível para estimular a formação de um bom leitor é a oferta da leitura por prazer. “É importante que o adulto compreenda o tempo e espaço da leitura não como um pretexto para ensinar algo para as crianças, mas como um momento em que podem ser provocadas em seu imaginário, fazendo suas interpretações e relações com suas experiências, através do texto lido”, exemplifica.  

Escola ou família: esse estímulo começa por quem?

A escola teve e tem papel primordial na formação de bons leitores. Embora vivamos uma era digital e tecnológica, a literatura ocupa um importante papel no desenvolvimento humano, pois tem o poder de encantar e por meio dela permitir que o leitor seja transportado e vivencie diferentes experiências a partir dos textos escritos e contados. Para a especialista, o estímulo à leitura é bem-vindo de todas as partes. Família e escola cumprem importante papel no contato da criança com o mundo letrado e principalmente com a leitura literária. Porém, à escola cabe sem sombra de dúvidas um grande peso neste trabalho, principalmente com as crianças das classes populares, cujas famílias têm menor acesso à cultura em suas diversas expressões. A leitura literária deve ser parte viva do currículo da escola desde a Educação Infantil”, destaca Judith.  

Incentivando a leitura 

A educadora conta que nos diversos papeis que desempenha na rede de ensino em que atua, a literatura infantil está sempre presente. Desde apresentar às crianças histórias escritas por diversos autores ou na utilização destes textos em momentos de formação com profissionais que atuam nas creches e escolas, com o objetivo de fomentar o prazer pela leitura no cotidiano das crianças.  

Ela acentua que a rede de ensino que atua tem como uma premissa a formação de leitores e que a experiência mais rica que viveu neste contexto foi o trabalho que desenvolveu em uma das creches do município, como dinamizadora de leitura em turmas de um a cinco anos. “Na sala de leitura, no espaço da quadra, no refeitório, à sombra de uma árvore, vivenciei com as crianças experiências maravilhosas com a literatura infantil. Bruxas, fadas, castelos, crianças, bichos, medos, risos, monstros e outras personagens estiveram presentes nas histórias de Ruth Rocha, Eva Furnari, Cecília Meireles, Ana Maria Machado, Ricardo Azevedo, Pedro Bandeira, Roseana Murray e tantos outros autores que com sua arte mexem com nossas emoções e nossa imaginação”, conta Judith.   

A leitura na formação dos adolescentes: um desafio coletivo

A formação e proficiência de leitores no Brasil, há muito é um caminho de muitas letras. Sobretudo numa era em que as crianças já nascem inseridas no contexto digital, distante dos livros físicos, mas paradoxalmente tendo que fazer uso, em sua maioria, dos clássicos e cânones ofertados pelas bibliotecas escolares. Por si, só essa questão já seria uma grande equação a ser resolvida pelas políticas públicas e comunidade escolar.  

Entretanto, esse não parece ser o maior dos entraves para alguns docentes. A professora Márcia Regina Quintiliano, que leciona para turmas do fundamental II ano, alerta sobre o papel decisivo da escola no incentivo a prática leitora.  “Compete à escola oferecer subsídios de incentivo à leitura, apresentação de resenhas digitais, vídeos com entrevistas com novos autores, Tablet, notebooks com internet”, a fim, de que, segundo ela, não aumente o empobrecimento de vocabulário, a falta de expressão verbal e a produção da escrita.  

No Brasil, mesmo em meio a um cenário de proficiência leitora bastante longe do esperado pela sociedade, os professores parecem não ter dúvida quanto ao papel da escola na formação desses leitores. “Cabe à escola o papel de fomentar o gosto pela leitura, por meio da apresentação de livros de variados gêneros que abordem temas importantes, tais como, o preconceito, a educação antirracista, o bullying. Na escola, o alunado deve aprender que a leitura é um momento de reflexão, de observação, de prazer, de liberdade, de criatividade. Assim, o gosto pelo livro será exitoso, e a sociedade terá um maior número de leitores”, afirma a professora Fernanda Lessa, Redatora do Ensino Fundamental – Anos Finais (Linguagens) da Matriz Curricular da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias/SME. 

A tecnologia e os novos caminhos da leitura

Mas reconhecemos que dentro desse mosaico de prós e contras, não existe apenas problemas. O advento da tecnologia trouxe com ele novas vias para se percorrer e chegar à compreensão desses textos de forma mais prazerosa para seus leitores. É o caso da Municipal Ministro Orosimbo Nonato, uma das escolas da 3ª CRE, localizada no bairro de Higienópolis, zona norte carioca.  

Na escola Municipal Orosimbo, a professora Fernanda Lessa leciona para turmas de 9º ano e para uma turma do Projeto Carioca – que atende alunos que cursam concomitantemente o 8º e 9° anos. E ao falar sobre os caminhos e desafios da leitura no Brasil, Lessa revela que no dia a dia escolar seus alunos estão sempre lendo, seja levando seus próprios livros físicos, fazendo empréstimo na escola ou usando o celular para lerem um gênero literário de que gostem.  

Professora Fernanda Lessa 

“Eu fui surpreendida ao conversar com uma de minhas alunas de 14 anos, ao saber que o livro que ela está lendo atualmente, foi um dos filmes mais visto da minha geração. E mesmo sem nunca ter visto o filme, que já tem mais de 45 anos de lançamento, a aluna está adorando o livro “Carrie, a estranha. E isso nos faz repensar até que ponto não temos um pré-conceito com os adolescentes e suas leituras”, pontuou a docente. 

Uma escola leitora

Bem diferente do que ouvimos falar acerca do gosto pela leitura, sobretudo do público adolescente, os alunos da Orosimbo têm feito a diferença quando o assunto é ler. É o que afirma os educandos da turma da 1901, que ao comentarem sobre seus gostos literários, citaram de mangá, passando por histórias em quadrinhos, casos criminais, ao livro mais lido do mundo, a Bíblia.  

Uma outra turma também do 9º ano disse que entre as leituras que mais curtem está a descrição de jogos da FIFA no videogame. “Quando lemos esse tipo de conteúdo, aprendemos também a conhecer as bandeiras de países, palavras em inglês, a localização do mapa-múndi e até a história da Segunda Guerra Mundial”, ensinam os jovens leitores da Orosimbo. 

Mas todo esse amor à leitura também está centrado na liberdade do que se ler na escola e fora dela. Para a turma do Projeto Carioca, que atende aos alunos que fazem oitavo e nono anos, as leituras também são as mais heterogêneas, que vão desde notícias no Instagram aos tutoriais de maquiagem. “Eu gosto de ler um pouco de tudo, mas ler sobre os produtos de beleza, pra que servem, como se usa, onde podem ser encontrados, enfim, esse tipo de leitura chama muito a minha atenção e ainda tem a praticidade de ser lidas pelo Instagram e pelo Youtube, relata a aluna Fabiane de 13 anos.  

Para Caique de 14 anos, além das letras, a imagem faz toda a diferença na sua motivação. “A leitura abre a nossa imaginação e nos faz viajar através das imagens, aumentando o nosso interesse”, revela o aluno fã de mangá, que atualmente parece ser o queridinho dos adolescentes. Já a Sara, também de 14 anos, diz que o gênero de leitura que mais a empolga é terror e ação. “Eu adoro ler Crepúsculo, Amor Gelado, entre outros títulos desse gênero, lista a jovem leitora”. 

Leitores críticos e reflexivos

A construção de um resultado positivo, seja no campo da compreensão da leitura ou de outras disciplinas não se constrói de uma hora para outra, precisa-se de tempo e muita dedicação coletiva, garantem os diretores são Milson França, diretor geral e professor de História e Percio Mina, vice-diretor e professor de Língua Portuguesa. “Precisamos estar apoiando e estimulando projetos que visem à formação de um público leitor que seja crítico e reflexivo”, assegura a direção da Ministro Orosimbo Nonato. 

Ao pontuar sobre o incentivo à leitura no Fundamental e Ensino Médio, quando a falta do hábito da leitura já vem desde os anos iniciais, a professora Márcia Regina Quintiliano adverte que em alguns casos os projetos de leitura são ineficazes. “Por serem no mesmo horário de aula; não terem professores especializados em literatura e a falta de verba para investimento em materiais e dispositivos de leitura mais dentro da realidade dos estudantes”, lamenta a educadora, lembrando, segundo ela, a necessidade e importância de projetos de leitura dinâmicos e criativos.  

Essa mudança necessária das políticas públicas, a fim de melhorar a formação leitora de crianças, jovens e adolescentes continua sendo uma questão, que ainda não se tem uma resposta exata. Entretanto, fica cada vez mais tangível que é crucial que esse movimento leitor comece por diversas frentes. Na opinião da professora Márcia, a responsabilidade do fomento à leitura está a cargo das Secretarias de Educação e das esferas dos governos Municipais, Estaduais e Federais. “Pois em casa, se os pais leem, provavelmente, os filhos lerão também, haja vista que ler demanda tempo, cuidado, atenção, inferência. Caso contrário, não irão inspirar seus filhos”, observa. 

A leitura e as habilidades de comunicação

Quando se fala da importância da leitura entre os adolescentes, é estar preocupado também com o desenvolvimento de habilidades de comunicação, revelam os especialistas. Uma vez que a leitura melhora a capacidade de expressão verbal e escrita desse público, os aproxima de diferentes gêneros literários, expandi seus vocabulários e aprimora a habilidade de se comunicar de forma eficaz.  Vejamos outras contribuições da leitura. 

Desenvolvimento do pensamento crítico: Através da leitura, os adolescentes são expostos a diferentes perspectivas, ideias e valores. Isso os ajuda a desenvolver o pensamento crítico, a questionar suposições e a formar suas próprias opiniões fundamentadas. 

Aumento do conhecimento e da compreensão do mundo: Os livros oferecem informações sobre diversos assuntos, expandindo o conhecimento dos adolescentes. Eles podem aprender sobre diferentes culturas, história, ciência, entre outros tópicos, o que contribui para uma compreensão mais ampla do mundo. 

Estímulo à imaginação e à criatividade: A leitura de histórias alimenta a imaginação dos adolescentes, permitindo que eles visualizem cenários, personagens e situações. Isso estimula sua criatividade e capacidade de pensamento abstrato. 

Redução do estresse e aumento do bem-estar emocional: A leitura é uma forma de terapia e pode ajudar os adolescentes a lidar com o estresse e as pressões diárias. Os livros também podem abordar temas relacionados à saúde mental, oferecendo perspectivas e estratégias para lidar com desafios emocionais. 

Todos pela leitura

E nesse quadro colaborativo, todos os atores envolvidos – escola, família, professores, órgãos públicos ligados à educação, mídia e outras redes de apoio – podem cooperar para que essas habilidades e competências sejam despertadas entre os discentes. Veja alguns exemplos. 

Família: Os pais e familiares desempenham um papel fundamental no incentivo à leitura. Eles podem criar um ambiente que valorize os livros, oferecer acesso a diferentes gêneros literários e dedicar tempo para ler com os filhos.  

Escola: As escolas têm um papel importante na promoção da leitura. Devem disponibilizar uma biblioteca bem abastecida, organizar clubes de leitura, promover atividades literárias e oferecer tempo para a leitura durante o horário escolar. 

Professores: Professores engajados podem despertar o interesse dos adolescentes pela leitura por meio de discussões em sala de aula, recomendações de livros relevantes e estímulo à reflexão crítica sobre o que é lido. 

Bibliotecas e comunidades: Bibliotecas públicas e organizações comunitárias também podem desempenhar um papel significativo na promoção da leitura. Eles podem oferecer programas de incentivo à leitura, clubes de leitura, eventos literários e acesso gratuito a uma variedade de livros e temas atuais. 

Mídia e tecnologia: Explorar formas alternativas de leitura, como livros digitais e audiolivros, pode ser atraente para os adolescentes imersos na era digital. A mídia também pode contribuir em parceria com a mediação do professor. 

O que percebemos, nesse contexto, é que diante do cenário digital em que as crianças e adolescentes estão imersos, a promoção da leitura se torna ainda mais relevante para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e emocionais. Nessa busca por estimular o hábito da leitura entre os jovens, é necessário o envolvimento de diversos atores sociais, desde a família até as escolas, bibliotecas, professores e a comunidade como um todo.  

A colaboração de todos é essencial para criar um ambiente propício à leitura, oportunizando acesso a livros diversos, fomentando discussões literárias, adotando tecnologias como aliadas nesse processo e despertando nos educandos o prazer de mergulhar nas páginas de um livro. A formação de leitores críticos e reflexivos depende do engajamento coletivo, visando o desenvolvimento integral desse público e a construção de uma sociedade mais letrada e consciente. 


Por Antônia Figueiredo e Jéssica Almeida 

Fontes: Judith de Lima Cortez é mestre em educação, especialista em Educação Infantil, pedagoga, professora, orientadora pedagógica na Rede Municipal de Ensino de Duque de Caxias, Coordenadora da Educação Infantil na SME de Duque de Caxias e membro do LHELA (Laboratório de História da Educação Latino Americana). Contato: jdcortez0@gmail.com / Instagram: @profjudithcortez | Márcia Regina Quintiliano é professora do ensino fundamental II | Fernanda Lessa é pesquisadora de Pós-Doutorado e Doutora em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF), possui título de Mestra em Letras pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Redatora do Ensino Fundamental – Anos Finais (Linguagens) da Matriz Curricular da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias/SME.

 

Escola Municipal Ministro Orosimbo Nonato 

Endereço: Rua Darke de Matos 152, Rio de Janeiro, RJ,  

CEP.: 21051-470  

Telefone: (21) 3888-0174 

Email:emnonato@rioeduca.net 

Direção: Milson França, diretor geral e Percio Mina, vice-diretor  


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