Palácio de Cristal

O espaço em Petrópolis foi um presente à Princesa Isabel?


Um dos pontos turísticos mais visitados em Petrópolis é o Palácio de Cristal. Com acesso gratuito, o espaço para exposições e eventos tem uma história bastante curiosa sobre sua origem: ele teria sido construído como um presente do Conde D’Eu à sua esposa Princesa Isabel. Projetado no século XIX, hoje é um cenário super “instagramável”. Impossível passar por lá e não registrar alguns cliques. 

Inaugurado em 1884, o palácio não é exatamente de cristal. Ele é feito de vidro com uma estrutura de ferro de fundição francesa. O espaço fica na Praça da Confluência, que já foi palco de exposições agrícolas e hoje em dia recebe vários eventos populares, como a Festa do Colono Alemão, a Bauernfest. 

Em relação ao seu objetivo inicial, há certa controvérsia sobre o fato de o Palácio de Cristal ter sido um presente à Princesa Isabel. Alguns historiadores concordam com esta tese mais romântica, enquanto outros dizem que foi uma oferta para a sociedade agrícola de Petrópolis, da qual Conde D’Eu era presidente e a Princesa fazia parte.

Apesar da dúvida, a história do palácio está sim ligada à herdeira da monarquia. De acordo com informações disponíveis no site do Museu Imperial de Petrópolis, em 1888, quando a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea, que decretava o fim da escravidão no Brasil, foi realizado um baile no local. No evento, ela entregou cartas de alforria aos últimos escravos que viviam na região. 

Para chegar até o Palácio de Cristal, o visitante que entra pelo portão principal percorre um caminho cercado de grama, árvores e flores, com um chafariz de cada lado. Quando eles estão em funcionamento, o ambiente ao redor fica ainda mais charmoso. 

A Appai, através do Benefício Passeio Cultural, realiza para seus associados uma visita guiada a Petrópolis, contemplando, claro, o Palácio de Cristal. 


Por Richard Günter

Palácio de Cristal
Rua Alfredo Pachá, s/n – Petrópolis/RJ
Instagram: @palaciodecristalpetropolis
Funcionamento: de terça a domingo, das 9 às 18h
Entrada Franca
Fotos: Prefeitura de Petrópolis
Fontes: Instituto Brasileiro de Museus | Museu Imperial | Prefeitura de Petrópolis


Deixar comentário

Podemos ajudar?