Nos caminhos da Moreninha
Literatura brasileira enalteceu a Ilha de Paquetá e despertou a curiosidade dos turistas que já passam dos cem mil por ano
Um dos pontos turísticos mais procurados pelos visitantes da pacata ilha de Paquetá, um bairro independente da cidade do Rio de Janeiro, certamente é a casa da Moreninha, personagem icônica da literatura brasileira criada por Joaquim Manuel de Macedo. O Chalé Rosa, construído em 1812, ainda preserva sua estrutura original e o mesmo tom de pintura da época. O local já foi cenário para as gravações da novela com mesmo título, nos anos 1970. De acordo com informações apuradas da prefeitura do Rio, Sebrae e CCR Barcas, mais de 100 mil pessoas visitam a ilha por ano.
O romance A Moreninha inaugurou o romantismo no Brasil. Ele foi primeiramente publicado nos folhetins, ou seja, semanalmente era lançado um capítulo ao público. Com uma linguagem simples, e muitas vezes coloquial, o tema do amor idealizado e puro é o toque central na trama. O discurso direto é um recurso muito utilizado por Manuel, com o intuito de transmitir autenticidade e espontaneidade nas falas dos personagens. A obra retrata os costumes da alta sociedade do Rio de Janeiro em meados do século XIX.
A poucos metros da residência, no lado oposto da ilha, podemos encontrar outro ponto de enfoque na história da personagem: a Pedra da Moreninha, um mirante natural de tirar o fôlego, que pode fazer render muitos cliques “instagramáveis”.
A área extremamente sossegada, que não permite automóveis, é um local ideal para quem busca descanso envolto de natureza e muita história para descobrir.
A Appai, através do benefício Passeio Cultural, tem esse roteiro disponível para os associados e seus beneficiários. É um dos eventos mais peculiares da Associação, que traz todo o encantamento, a história e a cultura, além da religiosidade, gastronomia e festivais de Paquetá. Se você tem vontade de conhecer a ilha, essa é uma ótima oportunidade. Para quem já visitou, é uma chance de voltar.
Por Richard Günter
Chalé Rosa / Casa da Moreninha
Rua das Gaivotas, 44 – Ilha de Paquetá – Rio de Janeiro/RJ
(Acesso à ilha somente pelas barcas)
Deixar comentário