Agosto dourado: Amamentar por um planeta saudável
Agosto dourado 2020 iniciou com boas notícias. Mês dedicado a conscientização e intensificação das ações de apoio à amamentação exclusiva até os 6 meses de idade, a campanha desse ano fechou o primeiro semestre mantendo a média de doações dos anos anteriores, mesmo em meio às medidas restritivas de circulação em decorrência da pandemia.
O tema Agosto Dourado de 2020 “Apoie o aleitamento materno – por um planeta mais saudável”, definido pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (http://www.ibfan.org.br), tem o intuito de dar visibilidade à adoção de hábitos alimentares saudáveis, sobretudo das mães que conseguem manter a amamentação de seus bebês sem fazer consumo de alimentos industrializados no primeiro semestre de vida das crianças.
A cada litro até 10 bebês são beneficiados
A campanha de reforço ao aleitamento materno comemorada entre 1 e 7 de agosto, juntamente com a Semana Mundial da Amamentação, manteve a média de doações de mais de 450 litros de leite distribuídos para mais de 500 bebês.
Essa quantidade do precioso alimento foi doada no primeiro semestre desse ano pelas mais de 600 doadoras distribuídas entre o Hospital Estadual da Mulher (HMulher) e o Hospital Estadual Adão Pereira Nunes (HEAPN). De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES) do Rio de Janeiro, esse número de crianças assistidas só foi possível graças ao trabalho domiciliar realizado pelos dois hospitais com o envio de portadores à casa das lactantes cadastradas.
Equipe multidisciplinar auxilia as novas mamães
Com um aumento de 20% na adesão de doadores, impulsionados pela coleta domiciliar, os bancos de aleitamento humano, tanto do HEAPN quanto do HMulher, passaram a disponibilizar, além da coleta externa, palestras em grupos ou individuais ministradas por equipes multidisciplinares especializadas em amamentação nos próprios hospitais, instruindo as mamães de primeira viagem sobre a maneira ideal de amamentar.
Quero ser doadora
É bem simples doar. Basta estar saudável, sem sintomas de infecções e não tomar medicamento que interfira na amamentação.
Como armazenar
Basta higienizar potes de vidro com tampa plástica e armazenar no freezer ou no congelador por até 10 dias.
Quantidade mínima para doar
Não há quantidade e a doação pode ser feita quantas vezes a mulher quiser. Vale ressaltar que, a cada litro, até 10 bebês internados são beneficiados. E quem não for lactante pode ajudar doando recipientes de vidro com tampa plástica.
Para mais informações, acesse https://rblh.fiocruz.br/localizacao-dos-blhs ou disque 136.
Por Antônia Lúcia