Autoconhecimento na educação infantil
“De todos os conhecimentos possíveis, o mais sábio e útil é conhecer a si mesmo.” – Shakespeare
É fato notório que aprendemos sempre, em todas as fases da vida, mas é na infância que as experiências e aprendizagens emocionais vão imprimir marcas que nos acompanharão pelo resto da vida, por isso a infância é um período tão destacado por psicólogos e educadores como fundamental e precioso na vida de um ser humano. É uma fase em que há predisposição ideal para aprender. Sabendo disso, o nosso destaque hoje vai para uma das principais habilidades emocionais que as crianças devem desenvolver para se tornarem adultos mais felizes e resolvidos: o AUTOCONHECIMENTO.
Como o próprio nome traduz, autoconhecimento é o conhecimento sobre si mesmo. Estamos falando aqui com foco para o sentir, para as emoções, para o interno que se revela.
Quem sou eu? Do que gosto e do que não gosto e por quê? Quais são as minhas características? O que me deixa triste? O que me traz paz? O que me assusta e por quê? O que me motiva? Essas são algumas perguntas que permitem o autoconhecimento.
SUGESTÃO PRÁTICA DE ATIVIDADES PARA EDUCADORES
QUEM SOU EU?
1) A ideia aqui é promover um trabalho com questionário, em que pais e filhos respondam às questões juntos, de maneira que as crianças pesquisem e conheçam a própria história, valorizando sua origem e reconhecendo suas características físicas e emocionais. Cada criança deve montar sua biografia, incluindo a possibilidade de anexar fotos, documentos e lembranças dela.
Algumas sugestões de perguntas que podem nortear a montagem da linha da história de vida de cada criança e de suas características:
Meu nome é:
Eu recebi esse nome porque (a origem ou significado do nome):
Tenho ___ anos. Nasci no ano de ________, na cidade de ___________.
Tenho _____ irmãos.
Na constelação familiar eu sou (o mais novo, o do meio ou o mais velho):
Minhas características físicas:
Peso:
Altura:
Cor dos olhos:
O que mais gosto de fazer: (Por quê?)
Acontecimentos que já marcaram a minha vida: (Por quê?)
O que me deixa feliz: (Por quê?)
Do que tenho medo: (Por quê?)
O que me deixa bravo: (Por quê?)
A história de que mais gosto: (Por quê?)
Quando fico triste eu…
Eu tenho ciúmes de…
O que me deixa orgulhoso de mim mesmo/ O que admiro em mim mesmo:
REFLETIDO NO ESPELHO
Outra atividade interessante pode ser realizada com o espelho de corpo inteiro. As crianças são convidadas a se apreciarem de forma completa na frente do espelho. Não apenas se conhecem melhor, como também observam que são diferentes entre si, e aí está uma grande riqueza que precisa e deve ser respeitada.
O espelho é um instrumento importante que tem um grande valor para a construção da identidade.
Por Andréa Schoch | Mestre em educação, especializada em formação de professores e consultora Appai por meio da EAD.
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