Escola pública transforma educação e comunidade através de iniciativa sustentável
Projeto que teve início com a retirada de copos de plásticos da escola está prestes a transformar cerca de 1,5 tonelada de resíduos orgânicos em biogás
No cenário atual, onde a sustentabilidade e a educação caminham de mãos dadas para formar cidadãos conscientes, o projeto Ciep 441 Etec Sustentável emerge como um exemplo notável de inovação e engajamento comunitário. Localizado no município de Magé, no Rio de Janeiro, o Centro Integrado de Educação Pública (Ciep) 441 Mané Garrincha, agora também uma escola de Tecnologia e Sustentabilidade, lidera uma iniciativa que não apenas transforma a escola, mas também impacta diretamente a comunidade ao seu redor.
A origem do projeto
O projeto nasceu em março de 2022, motivado por uma questão levantada durante a primeira reunião de pais e responsáveis do ano letivo. A preocupação de uma mãe quanto ao uso excessivo de copos plásticos na escola serviu como catalisador para a mudança. A partir daí, o Ciep 441, que atende cerca de 500 alunos, deu início a uma estratégia para alterar a cultura do uso de plástico dentro da instituição. Com a adoção de copos ecológicos, a escola conseguiu evitar que cerca de 80 mil objetos plásticos fossem descartados em aterros sanitários ao longo de um ano.
Objetivos e impacto
O projeto visa construir uma cultura do cuidar, onde práticas sustentáveis se integram ao currículo escolar e se estendem à comunidade local. Alinhado ao Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola, o “Etec Sustentável” busca provocar ações multiplicadoras no campo da sustentabilidade, inspirando não apenas a escola, mas também outras instituições e a sociedade em geral.
Além disso, a criação de um laboratório de pesquisa, o LAB Lixo Zero, trouxe um novo patamar de envolvimento para os alunos, oferecendo oportunidades de pesquisa científica e bolsas de pré-iniciação científica fornecidas pela Faperj (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro). Este espaço serve como um núcleo de estudo e atuação na redução de rejeitos orgânicos e sólidos, reforçando a importância do manejo correto dos resíduos e da sustentabilidade.
Metodologia e parcerias
A execução do projeto envolveu a participação de toda a comunidade escolar e de parceiros estratégicos, como a Prefeitura de Magé e a Faperj. A criação de um ecoponto na porta da escola, destinado ao recolhimento de recicláveis da comunidade, é um exemplo concreto de como o projeto se estendeu além dos muros escolares, engajando a população local na gestão de resíduos.
Entre as ações sustentáveis implementadas, destacam-se o uso de composteiras para a horta da escola e a reutilização da água dos aparelhos de ar condicionado para a irrigação. Esses esforços não só reduziram o impacto ambiental, mas também promoveram a conscientização dos alunos sobre a importância do uso responsável dos recursos naturais.
Resultados e reconhecimento
Os resultados do Ciep 441 Etec Sustentável já começam a ser reconhecidos. Em 2022, o projeto foi premiado pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro com o Diploma Paulo Freire. No mesmo ano, foi destaque no primeiro capítulo do programa “Novo Ensino Médio – É Sobre Isso”, transmitido pelo Canal Futura. O impacto do projeto foi ainda mais longe, com uma publicação na página italiana da instituição Lixo Zero, que destacou a iniciativa como uma estratégia inspiradora em nível internacional.
Perspectivas futuras
Com o sucesso alcançado até agora, o projeto Ciep 441 Etec Sustentável planeja expandir suas ações, aumentando parcerias e fortalecendo o vínculo com instituições de pesquisa. O objetivo é continuar fomentando uma cultura de sustentabilidade dentro e fora da escola, ampliando o impacto positivo na comunidade e inspirando outras instituições a adotarem práticas similares.
Este ano, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a escola lançou o projeto Vamos dar um gás, em que um biodigestor será capaz de transformar cerca de 1,5 tonelada de resíduos orgânicos em biogás, conforme garante o diretor-adjunto Sidney Cardoso, enfatizando que o equipamento vai produzir uma fonte de energia limpa, o biogás, que será reaproveitado como gás de cozinha.
Segundo Sidney, um novo ciclo está quase fechando com esse projeto. “Já plantamos, por exemplo, uma beterraba com o composto orgânico que é produzido na escola, que é o solo. Regamos esse vegetal com a água que é de reúso dos ares-condicionados, através de um modelo de irrigação construído em nossa sala de robótica. E aí, essa beterraba, quando chega na cozinha, seus restos são utilizados no biodigestor”, comemora, entusiasmado o diretor-adjunto Sidney.
Essa e outras iniciativas não só estão transformando a realidade educacional e espacial da escola, mas também têm sido um exemplo de como a educação pode ser uma poderosa ferramenta para promover mudanças sociais e ambientais. “Ao conectar alunos, professores, funcionários e a comunidade em torno de um objetivo comum, o Ciep 441 mostra que é possível construir um futuro mais sustentável e consciente para todos”, assegura Sidney Cardoso.
Por Antônia Figueiredo
Ciep 441 Mané Garrincha
Rua José Pereira de Sousa, s/nº – Pau Grande – Magé/RJ
CEP: 25933-110
Tel.: (21) 2739-7422
E-mail: ciep441@yahoo.com.br
Diretor-adjunto: Sidney Cardoso
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