Escola Vocacionada Socioambiental
Educando e formando para o futuro presente
No cenário educacional de Barra Mansa, um projeto vem se destacando pela sua abordagem inovadora e compromisso com a sustentabilidade. É o projeto “Escola Vocacionada Socioambiental – Escola em Tempo Integral”, cujo conteúdo pragmático integra os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU na sua proposta pedagógica, promovendo uma educação de excelência que prepara os alunos para os desafios do século XXI. Idealizado por um dedicado grupo de trabalho da Secretaria Municipal de Educação de Barra Mansa, o projeto tem transformado a realidade das escolas participantes, impactando positivamente alunos, professores e a comunidade escolar como um todo.
Lançado em 2022 no Ciep 483 Ada Bogato e expandido para a Escola Municipal Gelson Silvino em 2023, com a Escola Municipal Vila Elmira se juntando em 2024, o projeto tem como objetivo central promover uma educação de excelência centrada na sustentabilidade. Através da metodologia Steam – Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática –, o projeto prepara os alunos para enfrentar desafios contemporâneos com inovação e resolução de problemas complexos, explica o professor Lucas Peres Guimarães, ressaltando que esta abordagem multidisciplinar visa preparar os alunos para desafios contemporâneos, incentivando a inovação e a resolução de problemas complexos. Além disso, a escola não se limita a um modelo estático; ao contrário, adapta-se às especificidades e necessidades das comunidades escolares, levando em conta sua cultura e contexto local.
“Antes da implementação, as escolas participantes enfrentavam desafios significativos, como alta evasão escolar e baixo desempenho acadêmico. Com a introdução do projeto, essas questões foram gradualmente mitigadas. Houve uma redução na evasão escolar e um aumento no envolvimento dos alunos em atividades Steam e projetos socioambientais”, comemora o professor.
De acordo com a equipe pedagógica, as parcerias com a comunidade têm sido um pilar de apoio no avanço, continuidade e sucesso do projeto, promovendo um ambiente escolar mais acolhedor. “A implementação na Escola Municipal Vila Elmira em 2024 busca replicar esses avanços, demonstrando a eficácia do projeto em diferentes contextos”, destaca. Ainda segundo Lucas, o projeto abrange uma vasta gama de disciplinas, incluindo Língua Inglesa, Agroecologia, ODS, Leitura, Tecnomaker, Jogos e Brincadeiras, Educação Ambiental, Matemática Criativa e Cozinha Experimental. “O fato de as atividades serem adaptadas às necessidades de cada unidade escolar promove um aprendizado dinâmico e envolvente desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental II”, pontua o docente.
Culminância do projeto e participação comunitária
Nas muitas atividades e oficinas desenvolvidas, todas as turmas da Educação Infantil ao 9º ano foram impactadas através das inovações educacionais significativas. Estas, segundo os docentes, posicionam o projeto como uma referência em educação sustentável e holística, com contribuição para o desenvolvimento de uma cultura de transparência e de participação social.
“Relações são fortalecidas por reuniões, workshops e canais de comunicação, garantindo colaboração efetiva para o sucesso do trabalho. O projeto da Escola Vocacionada Socioambiental enfrenta adversidades em áreas vulneráveis ao priorizar um ambiente seguro e envolvente. Todavia, a participação comunitária é central, adaptando a atividade às necessidades locais e fortalecendo laços sociais”, garante Lucas Peres.
E dentro dessa atmosfera de cumplicidade entre escola, família e comunidade, um dos momentos mais esperados por todos é a culminância do projeto, cuja apresentação reflete o resultado do trabalho, a integração da educação, sustentabilidade e fortalecimento do setor público por meio de parcerias e promoção de uma gestão eficiente.
Inspirar faz parte do aprendizado
Mais do que participar, é essencial compartilhar com outros as experiências vivenciadas. Para as turmas envolvidas, isso se mostra primordial. Mike Silva, egresso do Ciep 483 Ada Bogato, relata sua vivência: “Estudar em uma escola com vocação socioambiental foi uma experiência incrível e transformadora. Aqui, não aprendemos apenas as matérias tradicionais, mas também a importância de cuidar do meio ambiente e da nossa comunidade. Sou muito grato por ter feito parte dessa escola e ter tido a oportunidade de crescer em uma atmosfera como essa”. Já Arthur Batista, do 3º ano da Escola Municipal Gelson Silvino, fez questão de frisar o seu amor pelo seu colégio, não só por conhecer as disciplinas recorrentes do currículo, mas, sobretudo, por aprender a cuidar do planeta. “A gente planta árvores, cuida das plantas e aprende sobre os bichinhos. Também fazemos muitos amigos e brincamos bastante”. É o que relata também o aluno Caio Silva, do 3º ano da Escola Municipal Vila Elmira, acrescentando que está na escola desde o 1º ano e viu como tudo mudou seu dia a dia para melhor. “Antes, a gente só tinha aulas normais, mas agora aprendemos a cuidar do planeta também. É muito legal! Temos projetos de meio ambiente, plantamos árvores. Isso deixa as aulas mais divertidas e faz a gente querer aprender mais.”
Transformação educacional
A implementação e os resultados colhidos pelo projeto Escola Vocacionada Socioambiental – Escola em Tempo Integral de Barra Mansa exemplifica a transformação educacional através da integração da educação ambiental e da metodologia Steam. “Adaptando-se às necessidades das comunidades escolares, o projeto tem melhorado o desempenho acadêmico, reduzido a evasão escolar e aumentado o engajamento dos alunos. Os testemunhos dos estudantes e o envolvimento da comunidade escolar destacam o impacto positivo dessas iniciativas, que prometem inspirar e capacitar futuras gerações em Barra Mansa e além”, finaliza o professor Lucas Peres Guimarães.
Por Antônia Figueiredo
Ciep 483 Ada Bogato
Rua Izalino Gomes da Silva, s/nº – Paraiso de cima – Barra Mansa/RJ
Escola Municipal Gelson Silvino
Alameda Quatro, 174 – Loteamento São Sebastião – Barra Mansa/RJ
Escola Municipal Vila Elmira
Rua Ariobaldo da Rocha Pimentel, 36 – Vila Elmira – Barra Mansa/RJ
O CEP das três escolas é 27332-030.
Professor: Lucas Peres Guimarães (24) 999067554
Deixar comentário