Língua de sinais e aquisição da linguagem na Educação Infantil
Tiago Ribeiro
24 de abril é o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais. Foi nessa data, no ano de 2002, que a Lei 10.436 reconheceu a língua brasileira de sinais como meio legal de comunicação e expressão. Boa ocasião para falarmos sobre a língua de sinais na Educação Infantil, que é uma etapa importantíssima da Educação Básica. Nela, as crianças têm a oportunidade de se desenvolver social, cultural, psicológica e pedagogicamente na troca com pares infantis e adultos, por meio de experiências de leitura do mundo, de si e do outro. Esse processo educativo é vivido de forma concreta e tem na brincadeira, no faz de conta, a possibilidade de propiciar às crianças a experienciação de situações pedagogicamente ricas, a construção de identidades e, no caso das crianças surdas, de forma especial, a aquisição da linguística, tão importante para o desenvolvimento do pensamento.
Abaixo, algumas sugestões de atividades que podem ser desenvolvidas na Educação Infantil com crianças surdas, visando à aquisição linguística e à construção identitária.
ATIVIDADE 1: Vocabulário em língua de sinais – frutas
A maioria das crianças surdas brasileiras é filha de pais ouvintes que não sabem a língua de sinais. Nesse sentido, a escola, além de lugar de ensino de saberes e produções culturais, é espaço privilegiado para a aquisição/construção da linguagem. A aprendizagem da Libras (Língua Brasileira de Sinais) é importantíssima, pois é por meio dela que as crianças surdas constroem conceitos, argumentam etc. Trabalhar com a Libras é responsabilidade de todos!
Uma forma divertida e simples de abordar as frutas em Libras na Educação Infantil é a preparação de uma salada de frutas com as crianças. Para tal, você vai precisar:
– banana;
– maçã;
– uva;
– laranja.
Etapas:
- Conversar com as crianças sobre frutas. Elas sabem o que são frutas? De onde vêm as frutas? Nesse momento, seria interessante mostrar imagens de frutas.
Obs.: conversar com as crianças, em Libras, é importante, pois só através do contato com a língua é que elas podem se apropriar dela.
2. Mostrar vídeo do ciclo do vegetal, a fim de que as crianças vejam como é que nascem as frutas.
Obs.: sugestão de vídeo – https://www.youtube.com/watch?v=chNwmpqSa78
3. Circular as frutas para as crianças tocarem, verem etc. Antes desse momento, importante terem lavado as mãos.
4. Após conversarem e manusearem as frutas, o professor poderá preparar a salada de frutas com a turma. Importante cuidado especial com a faca, que deve ser sem ponta e ficar longe do alcance das crianças.
Obs.: uma dica é fotografar o processo, para depois criar um mural com as crianças sobre a experiência vivida e com a foto delas com as frutas e os sinais de cada uma.
ATIVIDADE 2: Vocabulário em Libras – cores
Algo importante a ser considerado na Educação Infantil, com crianças ouvintes e, sobretudo, com crianças surdas, é a continuidade. Os pequenos precisam desse processo para que possam construir seus percursos formativos de modo mais efetivo. Por isso, uma atividade, ação pedagógica, não deve ser realizada e logo esquecida. A fim de exemplificar possibilidades deste movimento, esta atividade pode ser um desdobramento da anterior, sobre as frutas. Nesse caso, o professor precisará:
– imagens de frutas;
– ficha com cores e seus sinais (os sinais das frutas podem ser facilmente baixados na internet).
Considerando que a brincadeira é eixo estruturante da prática pedagógica na Educação Infantil, a proposta é que as crianças possam brincar. O professor pode apresentar as imagens das frutas na roda de conversa, remetendo-se à experiência da salada de frutas. Pode retomar os sinais das frutas e perguntar por suas cores.
Após este momento, pode brincar com as crianças de jogo da memória: apresenta uma imagem de fruta e elas têm de levantar a ficha correspondente àquela.
ATIVIDADE 3: Eu e meu corpo
Conhecer o próprio corpo é uma aprendizagem importante. Para fazer isso de forma lúdica com as crianças, você precisará:
– papel grande;
– tinta guache;
– canetinha.
Etapas:
– Roda de conversa sobre o corpo com as crianças (elas conhecem seu corpo? E suas partes?);
– Desenho da silhueta das crianças no papel;
– Pintura da silhueta.
Desenvolvimento:
Trata-se de uma atividade lúdica e interativa, que pressupõe a conversação ou comunicação constante com as crianças. Levar um boneco grande para a roda, a fim de explorar as partes dos corpos de modo visual é interessante. O professor pode utilizar o próprio corpo como exemplo e pedir que as crianças façam o mesmo. Esse momento pode deflagrar uma brincadeira que elas adoram: o professor sinaliza e elas têm de tocar na parte correspondente do corpo.
Após este momento, o professor pede que as crianças deitem no chão, sobre o papel, e contornem suas silhuetas. Depois, conversam sobre o desenho e as partes do corpo. Por fim, tendo preparado a tinta guache e rolinhos, pinta a mão das crianças para que preencham suas silhuetas. Obs.: observem que o conteúdo “cores” pode ser abordado aqui também, além de muitos outros.
* Tiago Ribeiro é professor e orientador pedagógico da Educação de Jovens e Adultos do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines). Autor, com Osilene Cruz, do livro “Práticas pedagógicas no ensino da língua portuguesa escrita para surdos” e, com Aline Gomes da Silva, do livro “Leitura e escrita na educação de surdos”.
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