Niterói: a “cidade sorriso” como você nunca viu!

O novo roteiro do benefício Passeio Cultural reúne atrações naturais, culturais e arquitetônicas de Niterói. Saiba mais!


A segunda cidade do mundo com a maior quantidade de obras do arquiteto Oscar Niemeyer – perdendo apenas para Brasília – está situada a apenas 13 km do Rio de Janeiro. Niterói encanta milhares de visitantes todos os anos e conta com diversos atrativos turísticos, naturais, culturais e arquitetônicos para você visitar e se apaixonar. E a grande novidade para os associados Appai é o roteiro do benefício Passeio Cultural, que leva você para conhecer essas maravilhas. Saiba mais sobre esse roteiro e como se inscrever!

 

Niterói, a cidade sorriso!

O roteiro faz parte do projeto “Todo o Rio Tem História”, que visa enaltecer o conteúdo do local contado por guias locais, para o morador entender a identidade do lugar em que reside. Nesse roteiro de Niterói, vamos conhecer o Caminho Niemeyer, o conjunto arquitetônico e cultural projetado por Oscar Niemeyer, o arquiteto brasileiro mais consagrado no mundo.

O complexo tem como objetivo promover a arte e a cultura aos moradores e visitantes da cidade. Uma das obras que o associado vai conhecer é o Memorial Roberto Silveira, uma cúpula de concreto aparente que parece emergir do chão. O local abriga um vasto e importante acervo histórico fluminense, com pouco mais de 200 mil obras digitalizadas, um auditório para eventos e um painel do artista plástico Claudio Valério Teixeira.

O Museu da Ciência e Criatividade também faz parte do Caminho Niemeyer. A construção é dividida em dois blocos e foi construída sobre um espelho d’água. A cúpula tem o formato de caracol e a rampa principal dá acesso ao mezanino que é reservado para exposições. No interior do museu o eco é forte, já que Oscar Niemeyer gostava de brincar com os sons em suas obras. Já o segundo bloco tem uma forma de meia-lua e mistura vidro e concreto.

Foto: Teatro Popular de Niterói / Adobe Stock

Com capacidade para 460 pessoas, o Teatro Popular Oscar Niemeyer possui uma forma ondulada na cobertura, que, vista de cima, lembra o formato das ondas do mar. O local, que também faz parte do Caminho Niemeyer, possui uma inovação do arquiteto: em uma infraestrutura única de palco, camarins e recursos técnicos, há um palco reversível, que pode ser utilizado por uma plateia interna ou aberto para uma praça, abrigando espetáculos ao ar livre para até 10 mil pessoas. A fachada do prédio exibe cerâmicas com desenhos de Niemeyer, que mostram formas femininas e fazem uma analogia às curvas do próprio teatro.

O Caminho continua pela orla da Baía de Guanabara, passando pela Praça Juscelino Kubitschek. Nela, estão representados em estátua o arquiteto Oscar Niemeyer e o presidente Bossa Nova. Seguindo pela orla marítima, chega-se ao Centro Petrobras de Cinema. Em formato de um rolo de filme, o espaço conta com cinco salas de cinema, café, livraria, galeria de artes e costuma sediar muitos eventos do setor audiovisual que acontecem todos os anos em Niterói.

Para fechar o passeio pela orla, é possível ver o Museu de Arte Contemporânea. O maior ponto turístico de Niterói, que parece um disco voador, mas na verdade é inspirado em uma flor. Uma grande e imponente rampa externa de concreto vermelho leva o visitante às entradas dos pavimentos superiores. No salão central de exposições, envolto por uma varanda circular envidraçada, o visitante pode admirar a paisagem panorâmica da Baía de Guanabara.

 

Como se inscrever?

Para participar desse passeio, o associado deve verificar a disponibilidade do roteiro Niterói, a cidade sorriso e realizar a inscrição no Portal do Associado. Lembramos que a quantidade de inscrições é limitada, principalmente em razão da compatibilidade do número de participantes com a adequação e suficiência de atenção e de controle por parte dos profissionais que acompanham e direcionam o roteiro.


Por Jéssica Almeida


Podemos ajudar?