Conheça com a Appai a única residência de veraneio da Família Imperial no Brasil!
Através do Benefício Passeio Cultural, levamos você para desvendar os segredos desse bairro imperial. Saiba como participar!
Já imaginou conhecer a única residência de veraneio da Família Real no Brasil? Ela está localizada em Santa Cruz, na Zona Oeste, que agora é considerado um bairro imperial da cidade do Rio de Janeiro. E o melhor de tudo isso é que o local faz parte de um dos roteiros do Benefício Passeio Cultural, que leva você para descobrir a história e os encantos da região. Descubra como participar!
A Appai leva você à Fazenda Real
A Appai realiza um roteiro interessantíssimo para a sede da Fazenda Real. O trajeto prestigia a Casa do Conde dos Arcos, o último vice-rei do Brasil; a Casa de Augusta Candiani, prima-dona da Companhia de Ópera Italiana, e uma das musas de Machado de Assis.
Além disso, o passeio contempla grande parte do acervo de botânica e biologia, perdido no incêndio do Museu Nacional, que pertencia a Santa Cruz, e o primeiro conservatório de música do país, que deixou legados visíveis nos dias de hoje, como a Sociedade Musical 24 de Fevereiro.
Foto: Ascom – EB – Sede da Fazenda Real
Momento Histórico
Santa Cruz agora é considerado um bairro imperial do Rio. Este é o segundo a receber o título no município. São Cristóvão, na Zona Norte, foi o primeiro, em 2008. No mais novo bairro imperial há diversos patrimônios ligados ao tema, como as ruínas da casa do último vice-rei do Brasil, o complexo arquitetônico da Escola Mixta Dom João, a antiga casa de Veraneio da Família Imperial e o antigo Cais Imperial da Baía de Sepetiba. O projeto de lei foi sancionado em maio, e já existem passeios turísticos pelos principais pontos imperiais da região.
Para o responsável do Benefício Passeio Cultural, foi extremamente importante participar desse momento histórico. “A curadora do Projeto Descubra Santa Cruz é a guia responsável pelo passeio que organizamos lá e foi ela que liderou para que Santa Cruz tivesse esse reconhecimento como bairro imperial”, explica.
Como se inscrever?
Para participar desse passeio, o associado deve verificar a disponibilidade do roteiro Bairro de Santa Cruz – Sede da Fazenda Real e realizar a inscrição no Portal do Associado. Lembramos que a quantidade de inscrições é limitada, principalmente em razão da compatibilidade do número de participantes com a adequação e suficiência de atenção e de controle por parte dos profissionais que acompanham e direcionam o roteiro.
Que tal abordar o tema em sala de aula?
Além de participar do Passeio Cultural, o associado também tem acesso à editoria Guia Histórico da Revista Appai Educar. Por lá, você confere dicas de espaços culturais espalhados em diversos pontos da cidade e que podem ser abordados como conteúdo em sala de aula. Para saber mais, leia a edição de junho sobre a sede da Fazenda Real.
Por Jéssica Almeida
Foto: Banco de imagens gratuitas do Freepik.