História das ilhas da Guanabara: nova websérie Appai
Descubra as histórias e curiosidades sobre essas ilhas, contadas por um time de especialistas de uma forma leve e descontraída!
Está no ar uma nova websérie! Preparamos para você 6 episódios exclusivos com histórias e curiosidades das Ilhas da Baía de Guanabara. São aulas de história e geografia contadas por uma das guias mais queridas do Passeio Cultural: Priscila Monteiro, acompanhada do nosso apresentador e mestre em projetos ambientais, Luiz André Ferreira, e do escritor e colunista da Revista Appai Educar, Sandro Gomes. Venha desvendar os mistérios das ilhas da Guanabara com a gente!
Ilha Fiscal
No primeiro episódio sobre as ilhas da Guanabara vamos falar sobre a Ilha Fiscal, conhecida também como a Ilha dos Ratos, e que foi palco do último baile do império para homenagear os oficiais do navio chileno Almirante Cochrane. Alguns deles, curiosamente, estavam entre os que articulavam a proclamação da República.
E olha que curioso: o banquete na Ilha fiscal teve muita pompa envolvendo 300 funcionários entre garçons e cozinheiros. Dizia-se, na época, que gastaram na festa o equivalente a 10% do orçamento da cidade. Testemunhas relataram que Dom Pedro II pouco se divertiu, como se previsse que algo de ruim iria acontecer.
Hoje, administrada pela Marinha, são oferecidos passeios guiados e pode ainda servir de cenário para festas de casamento e formaturas. Aperte o play e venha passear com a gente!
Paquetá
No segundo episódio sobre as ilhas da Baía de Guanabara, vamos à mais charmosa delas: a Ilha de Paquetá, que também é um dos destaques nos roteiros do Passeio Cultural. Ah, muita gente não sabe, mas o local é um bairro da cidade do Rio de Janeiro e hoje vive praticamente do turismo.
E olha isso! Sabia que entre as atrações da Ilha de Paquetá existe o único cemitério de pássaros do mundo? Pois é! Você ainda pode visitar a capela de São Roque (padroeiro da ilha) e a árvore Maria Gorda (um jatobá africano tombado em 1967). A Ilha foi tema do romance “A Moreninha”, de Joaquim Manuel de Macedo, e serviu de locação para a TV Globo transformar a obra em novela. Chique, né? Aperte o play e venha passear com a gente!
Brocoió
No terceiro episódio da websérie sobre as ilhas da Baía de Guanabara vamos falar sobre uma ilha pouco conhecida, afinal só é possível chegar lá de helicóptero ou barquinho. Brocoió é um mix de ilha da Fantasia com ilha da Utopia. Ela já foi propriedade de Octavio Guinle, o construtor do Copacabana Palace.
Foi lá que ele ergueu, na década de 1930, uma das mais belas residências da cidade do Rio de Janeiro. O que teria motivado Octavio a construir uma casa tão luxuosa, já que seu endereço permanente era o próprio hotel e sua casa de veraneio ficava em Teresópolis? A resposta é um mistério até mesmo para seus filhos.
É bem verdade que detalhes da propriedade em Brocoió nunca foram divulgados, mas o pouco que se sabe é suficiente para afirmar que se trata de uma propriedade em que o exotismo predomina. A ilha nunca foi aberta ao público. Aperte o play e descubra todos os mistérios dessa ilha com a gente!
Fundão
No quarto episódio da série sobre as ilhas da Baía de Guanabara vamos falar sobre a Ilha do Fundão, que surgiu a partir da integração de um arquipélago formado por oito ilhas com objetivo de abrigar a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A arquitetura, aliás, é um capítulo à parte na história da ilha, que também contém a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), projeto de 1957 que conquistou o primeiro prêmio na categoria Edifícios Públicos, na Exposição Internacional de Arquitetura da IV Bienal.
Uma das curiosidades é o hangar de hidroaviões, instalado próximo ao alojamento dos estudantes, na antiga Ilha das Cabras. O Fundão também foi usado como circuito de rua para competições de automobilismo. Uma das corridas realizadas no local foi vencida por um piloto estreante: Emerson Fittipaldi. Ao volante de um Renault 1093, ele iniciava uma carreira de sucesso, que culminou com dois títulos mundiais de Fórmula 1. Aperte o play e venha descobrir outras curiosidades com a gente!
Ilha do Governador
No penúltimo episódio vamos falar sobre uma ilha que tem o passado e o presente extremamente ligados à história do Rio de Janeiro e do país. Como era comum no Brasil da época, as terras onde hoje fica o grande bairro foram utilizadas para o plantio da cana-de-açúcar. A Família Real também faz parte dessa história. No século XIX, o Príncipe Regente D. João VI utilizou a Ilha para suas caçadas.
A Praia da Bica, que fica na Ilha do Governador, tem uma fonte que existe até os dias de hoje e serviu para os banhos de Dom Pedro, quando ainda era menino. O desenvolvimento do lugar ampliou-se ainda mais a partir da ligação física regular da ilha com o continente, efetuada por barcas a vapor com atracadouro na Freguesia desde 1838. Desde então, a integração, que sempre existiu por diversos motivos, nunca mais parou. Aperte o play e venha descobrir outras curiosidades sobre uma das ilhas da Guanabara com a gente!
Ilha do Sol
No último episódio da websérie sobre as ilhas da Guanabara vamos falar sobre a ilha que se tornou famosa por ser o local onde a dançarina Luz del Fuego implantou o primeiro clube naturista do Brasil. Diversas personalidades do cinema de Hollywood estiveram na ilha à época, como Brigitte Bardot e Steve MacQueen. Porém, mesmo estrelas do porte de Jayne Mansfield foram barradas por não quererem se despir. A nudez total era obrigatória na Ilha do Sol. Ninguém, nem mesmo autoridades e personalidades, podia entrar lá sem deixar toda e qualquer peça de roupa ainda no píer.
À época, os bailes de Carnaval na ilha tornaram-se famosos, causando grande polêmica na imprensa e na sociedade conservadoras de então. Em 1955, a Federação Internacional de Naturismo reconheceu oficialmente o surgimento do movimento naturista no Brasil, relacionando a Ilha do Sol e o Clube Naturista Brasileiro entre seus afiliados. Aperte o play e venha descobrir outras curiosidades com a gente!
Está achando que acabou? Na próxima segunda (27/07) vai rolar uma live sobre as histórias e curiosidades das igrejas do Rio, e esse conteúdo também vai se transformar em uma websérie exclusiva para você! Então já ativa o lembrete no celular para não perder nadinha!
Por Jéssica Almeida