Aparelho de pressão arterial: confira algumas falhas que podem ocorrer durante a aferição e o que fazer
Tire suas dúvidas com as dicas do Programa Saúde 10
Para uma melhor avaliação do tratamento de hipertensão, é fundamental uma aferição correta com um aparelho de pressão arterial. Porém, o procedimento pode apresentar diversas falhas se não forem seguidos alguns cuidados básicos. Pensando em tirar todas as suas dúvidas, a equipe do Programa Saúde 10 separou algumas dicas que vão ajudar você.
Confira:
Aparelhos digitais
Modelo 1:
Erros que podem ocorrer e o que fazer:
Cuidados e manutenções do aparelho:
– Remova as pilhas se for guardar a unidade por três meses ou mais;
– Não submeta o monitor a choques fortes, como, por exemplo, deixar a unidade cair no chão;
– Não mergulhe o dispositivo ou qualquer um de seus componentes na água;
– Conserve o dispositivo e seus componentes em local limpo e seguro;
– Alterações ou modificações não expressamente aprovadas pelo fabricante provocarão a anulação da garantia do usuário;
– Não desmonte ou tente reparar a unidade ou seus componentes.
Como realizar a aferição mais exata?
Para assegurar uma leitura confiável, siga algumas recomendações:
-
- Evite comer, tomar bebidas alcoólicas, fumar, exercitar-se e tomar banho 30 minutos antes de realizar a medição. Descanse por, ao menos, 15 minutos antes de realizar uma medição.
- O estresse aumenta a pressão arterial. Evite medições durante períodos de estresse.
- As medições devem ser feitas em um local calmo.
- Afrouxe a manga da roupa.
- Sente-se em uma cadeira e mantenha os pés apoiados no chão. Descanse o braço sobre uma mesa de modo que a braçadeira fique na altura do coração.
- Permaneça imóvel e não fale durante a medição.
- Mantenha um registro das leituras de sua pressão arterial e de seus batimentos cardíacos para seu médico. Uma única medição não fornece uma indicação precisa de sua verdadeira pressão arterial. É necessário realizar e registrar várias vezes ao longo de um período. Tente medi-la diariamente nos mesmos horários para obter coerência.
- Aguarde 2 a 3 minutos entre as medições. O tempo de espera permite que as artérias retornem à condição anterior à medição da pressão arterial. Pode ser necessário aumentar o tempo de espera, dependendo das suas características físicas individuais.
Modelo 2:
Erros que podem ocorrer e o que fazer:
Como colocar a braçadeira?
-
- Antes de colocar a braçadeira retire relógio, anéis, pulseiras de seu braço. As suas roupas não deverão restringir o braço. Qualquer peça de roupa que faça isso deverá ser retirada.
- Passe a extremidade da braçadeira pelo anel de metal de modo que ela dê uma volta. O fecho de velcro deverá ficar virado para fora (Passe para a próxima etapa se a braçadeira já estiver desse jeito).
- Ajuste a braçadeira puxando-a para si e feche juntando as duas tiras de velcro uma na outra.
- Mantenha a braçadeira no seu braço de acordo com a ilustração. Certifique-se de que a extremidade inferior da braçadeira fique aproximadamente entre 2 e 3 cm acima do cotovelo e de que o tubo esteja mais próximo da parte interna do braço. Importante! Na braçadeira existe uma faixa branca de 2-3 cm, localizada embaixo do tubo, que deverá ficar exatamente sobre a artéria do lado interno do braço.
- Descanse o seu braço numa mesa (com a palma da mão voltada para cima) de modo que a braçadeira fique na mesma altura do seu coração. Assegure-se de que o tubo não está dobrado e conecte o Pino em “T” no aparelho.
Como realizar a aferição mais exata?
-
- Evite comer, fumar, bem como todas as formas de exercício imediatamente antes de qualquer medição, pois todos esses fatores influenciam o seu resultado. Separe algum tempo para relaxar, sentado, em um ambiente tranquilo durante cerca de dez minutos antes de qualquer medição.
- Retire qualquer roupa e acessório que aperte o seu braço.
- Esteja sempre sentado antes e durante a medição.
- Faça a medição sempre no mesmo braço.
- Realize as medições sempre no mesmo horário, já que a pressão arterial oscila com o decorrer do dia.
Aparelho analógico
Ao contrário dos aparelhos automáticos e digitais, que podem ser manuseados pelo próprio paciente, o clássico esfigmomanômetro manual requer que outra pessoa meça a pressão do paciente. Isso costuma ser um problema, principalmente quando se trata de idosos que moram sozinhos ou apenas com um outro idoso.
Apesar de qualquer pessoa poder medir a pressão arterial de alguém, é necessário um mínimo de treinamento para que o procedimento seja feito de forma correta. Confira as instruções:
-
- O paciente deve ser colocado sentado, com ambos os pés encostando no chão e com as costas retas, apoiadas no encosto da cadeira.
- Os braços devem ficar esticados, apoiados em uma mesa, mais ou menos na mesma altura do coração.
- Coloque a braçadeira ao redor do braço do paciente (de preferência o esquerdo), ficando a mesma cerca de 2 cm acima da fossa cubital (dobra do braço).
- Palpe a artéria braquial logo abaixo da fossa cubital e ponha o diafragma do estetoscópio em cima desta.
- Com o estetoscópio ao ouvido, comece a inflar a braçadeira.
- A partir de um certo momento, você começará a ouvir a pulsação da artéria. Continue inflando até o som do pulso desaparecer.
- Comece a esvaziar a braçadeira de forma bem lenta. Quando o som do pulso reaparecer, veja qual é o valor que o aparelho está mostrando. Esta é a pressão sistólica, chamada popularmente de pressão máxima.
- Continue desinsuflando a braçadeira. Quando o som do pulso desaparecer de vez, veja qual é o valor que o aparelho está mostrando. Esta é a pressão diastólica, chamada popularmente de pressão mínima.
A pressão arterial pode ser diferente em cada um dos braços. Valores de até 10 mmHg de diferença são considerados normais. Da mesma forma, ao longo do dia, os números tendem a se alterar. A pressão costuma estar mais baixa logo ao acordar e mais alta ao final do dia. Por isso, o ideal é sempre medir a pressão arterial no mesmo braço e mais ou menos na mesma hora do dia para que os valores possam ser comparáveis.
Aparelho de pulso
Erros que podem ocorrer e o que fazer:
Como realizar a aferição mais exata?
-
- Não meça sua pressão logo após as refeições, (aguarde pelo menos 1 hora para realizá-la).
- Não beba ou fume antes de realizar uma medição.
- Você não deve medir sua pressão se estiver em situação de estresse ou tensão.
- É importante que você esteja relaxado, então descanse uns 15 minutos antes de medir sua pressão.
- Realize a sua medição quando a sua temperatura corporal estiver normal. Se estiver sentindo calor ou frio, você deve esperar sua temperatura se normalizar antes de realizar a medição.
- Se o monitor estiver num local muito quente ou muito frio, leve-o para uma temperatura mais amena e aguarde uns 15 minutos antes de realizar a sua medição.
- Espere sempre 5 minutos entre uma medição e outra.
Lembre-se: o mais importante é procurar um médico e manter suas consultas e medicações em dia.
Por Luiza Morato
Programa Saúde 10
Técnicas de enfermagem
Any Priscilla
Luiza Fornazelli