Notice: WP_Block_Type_Registry::register foi chamada incorretamente. Os nomes dos blocos precisam ter um prefixo namespace. Por exemplo: meu-plugin/meu-bloco-personalizado Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 5.0.0.) in /srv/www/staging5.appai.org.br/public_www/wp-includes/functions.php on line 5313
Ultrapassando as barreiras da sala de aula | Revista Appai Educar 117

Ultrapassando as barreiras da sala de aula

Projeto inspirado em obras de Basquiat faz com que alunos tenham novas experiências fora dos muros da escola


Conhecido por suas obras coloridas e por ser um ícone do grafite, Jean-Michel Basquiat foi o artista escolhido para se falar sobre Consciência Negra no Colégio Estadual Professora Regina Celia dos Reis Oliveira, em São João de Meriti. Para isso, a educadora Tatiana Barradas levou os alunos a uma exposição do artista com direito a muitas descobertas e aprendizado.

Tudo começou quando a professora foi à exposição no CCBB e ficou impactada com a tamanha aproximação que ele tinha com os alunos. “Parecia que aquela exposição se encaixava perfeitamente com eles, me entusiasmei e já vislumbrei todos ali conhecendo também a vida e a obra do artista”, lembra Tatiana. Porém a professora tinha um obstáculo no meio do caminho: o custo para deslocamento dos estudantes.

Isso fez com que ela utilizasse os recursos que tinha a sua disposição: o computador da direção e um data show. Com essas ferramentas, ela apresentou para a turma o artista e mostrou o contexto em que ele viveu, as coisas que se consumiam naquela época, as obras e, a partir daquelas informações, os estudantes criaram uma produção artística inspirada em Basquiat. Trazendo para a realidade deles, respeitando e enaltecendo a individualidade de cada um.

Apesar de iniciar o projeto, a educadora queria mais: que os alunos tivessem a oportunidade de ver de perto as obras do artista. “Foi aí que eu fui buscar apoio no CCBB e descobri um curso sobre transversalidades, que aborda temas voltados para educação e arte, conectando as questões presentes nas exposições e reflexões cotidianas”, explica Tatiana.

Na edição em que ela participou, o CCBB Educativo convidou Rosemeri Maria da Conceição para debater as perspectivas da arte e educação para as relações étnico-raciais, atentando para a importância da presença e visibilidade de artistas negros na construção de processos pedagógicos em diálogo com a arte. “O curso mostrou a vida e obra do artista Jean-Michel Basquiat como fio condutor da discussão”, completa a professora. Ao final do evento foram sorteadas viagens gratuitas nos ônibus do programa educativo do CCBB, e Tatiana foi sorteada.

No dia combinado, o ônibus chegou na porta da escola e durante o trajeto inúmeras perguntas foram feitas. “Eles questionavam se sairíamos do Rio de Janeiro, isso porque muitos nunca haviam se afastado da Baixada Fluminense. Perguntavam que mar era aquele, apontando para a Baía de Guanabara, outros tirando fotos do relógio da Central do Brasil e querendo saber qual era mesmo o nome daquele outro relógio grande que tem no livro de geografia, fazendo referência ao Big Ben. Tudo era questionador, era diferente, parecia que estava sendo mostrado um outro mundo”, conta a professora.

Ao chegar no CCBB, os estudantes ficaram atentos aos detalhes e interagiram com a exposição. A educadora conta que essa experiência fez com que ela refletisse sobre a importância do estímulo. “Espero ter novamente a chance de criar ambientes para que eles se interessem de fato, busquem respostas, façam as perguntas, tenham a chance de ir além do muro da escola e experimentem um sentimento de inquietação, busca e descoberta. É de extrema importância ultrapassar as barreiras físicas da sala de aula”, finaliza.


Por Jéssica Almeida
Colégio Estadual Professora Regina Celia dos Reis Oliveira
Rua Maria José, 22 – Vale da Simpatia – São João de Meriti/RJ
CEP: 25565-440
Tels.: (21) 3755-0168 / 2650-3132
E-mail: cereginacelia@educacao.rj.br
Fotos cedidas pela escola


Deixar comentário

Podemos ajudar?