A área de educação parabeniza os engenheiros e arquitetos!
Não se sabe ao certo quantos de nossos alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio escolheram ser engenheiros ou arquitetos, mas muitos optaram pela profissão influenciados por algum professor ou facilitador que de alguma forma lhes despertou o desejo por essas diferentes áreas do conhecimento, que se relacionam e criam sinergia. É com alegria que, hoje, dia 11 de dezembro, nós da Educação saudamos o Dia Nacional do Engenheiro Civil, do Arquiteto e do Engenheiro Agrimensor, e aproveitamos a oportunidade para falar um pouco sobre o papel desses profissionais na sociedade. Vem conosco…
O QUE UM ENGENHEIRO CIVIL FAZ?
Esse profissional é responsável por projetar e executar obras de construção ou mesmo reformas de casas, pontes, viadutos, prédios, rodovias etc. Faz parte de seu trabalho acompanhar todas as etapas da obra, desde a análise do solo e da insolação/ventilação à definição do tipo de fundação, alicerce, entre outros itens.
É seu papel também especificar as redes de instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento do edifício ou casa, incluindo a escolha do material a ser utilizado. A segurança e a estabilidade da construção, do que está sendo edificado, é de sua responsabilidade, por isso ele deve calcular os diferentes efeitos que possam sobrevir à conclusão da construção, tais como ventos, diferentes temperaturas e a influência desses fatores sobre a resistência dos diversos materiais que foram utilizados na obra.
Um engenheiro civil também é responsável por gerenciar toda a obra, como quem comanda um projeto: cuida dos prazos, de orçamentos e custos, dos padrões de qualidade e de segurança, além de atuar como gestor de toda a equipe de trabalho.
QUAL A FUNÇÃO DE UM ARQUITETO?
O arquiteto também é um profissional imprescindível para a construção civil. Ele é o responsável por desenhar a planta, analisando para isso a distribuição dos espaços internos da casa e da fachada.
Em suma, o arquiteto planeja e desenha a utilização de espaços para moradias, indústrias e comércio, e o bom gosto que essa profissão demanda é uma ferramenta essencial para deixar tudo bonito e harmônico, utilizando diferentes recursos técnicos e artísticos na elaboração do projeto arquitetônico. Em geral, esse profissional resolve os problemas ligados à organização do homem no espaço, mais diretamente ao que se refere aos meios urbanos.
Talvez você esteja se perguntando: “Mas qual é a diferença entre o papel do engenheiro e o do arquiteto?”
O engenheiro civil é quem faz, por exemplo, o cálculo e dimensionamento das colunas, vigas, da distribuição de cargas e determinação das ferragens e dos materiais envolvidos naquela construção. Já o arquiteto vai tornar um espaço com áreas externas e internas um ambiente agradável para morar, viver, estudar, passar tempo de lazer, cuidar da saúde etc.
As áreas da engenharia e da arquitetura se integram, e assim ambos os profissionais se responsabilizam pelas diversas atividades que envolvem uma construção.
Para além da estética, o arquiteto se preocupa em tornar o ambiente funcional, com espaços bem aproveitados, dentro da perspectiva da harmonia, do que traz conforto sem agredir o meio ambiente. Ele também planeja cuidadosamente a disposição dos móveis, considerando a iluminação e a ventilação do espaço, de forma que as pessoas se sintam bem naquele lugar.
O QUE UM ENGENHEIRO AGRIMENSOR FAZ?
O engenheiro agrimensor se dedica à elaboração de mapas, e para isso colhe e analisa dados geográficos que apontam informações sobre a superfície de um terreno. Ele se utiliza de informações provenientes de diferentes sistemas: sensores presentes em embarcações, aeronaves e até mesmo satélites, além de usar variados softwares para cálculos das informações sobre o espaço a ser analisado para a construção de uma possível obra.
Com base em pesquisas de campo e cálculos, planeja, orienta e supervisiona o levantamento, a análise e a interpretação de aspectos físicos de uma região para produzir mapas e cartas impressas ou digitais.
A agrimensura se refere às medições de terrenos e à pesquisa das características do solo e do relevo da área, com dados próprios do estudo das suas características, objetivando um estudo completo que vai subsidiar o trabalho do engenheiro civil e do arquiteto.
O engenheiro agrimensor é responsável por desenhar o mapa topográfico que representa a base para todos os esforços subsequentes de planejamento e design de uma construção ou obra. Caso isso não seja feito corretamente, pode acarretar erros, custos extras ou acidentes graves.
O nosso muito obrigado a esses três profissionais que tornam o mundo mais bonito e funcional, e o desejo de muito sucesso!
Por Andréa Schoch | Mestre em educação, especializada em formação de professores e consultora Appai por meio da EAD.
Deixar comentário