O esporte transformando a sociedade
Incentivada pelo professor, estudante melhora o rendimento escolar através do esporte
Os professores são extremamente importantes na nossa vida, sempre dispostos a ensinar e motivar os educandos. E tem aquele que dá um empurrãozinho a mais, como é o caso de Paulo César de Souza – diretor e docente de Educação Física da Escola Municipal Rodrigo Otávio Filho –, que incentivou a prática esportiva na vida da aluna Anny Vitória. Atualmente ela é a melhor atleta de tênis de mesa do estado do Rio de Janeiro e a quarta colocada do ranking nacional na categoria mirim.
O educador explica que a escola possui uma vocação para os esportes, com participação e conquistas em competições estudantis. E não demorou muito para a aluna despertar atenção do professor de Educação Física, que a convidou a fazer parte da equipe que representa a instituição, passando assim a dedicar-se a treinos, competições e jogos. “Em pouco tempo a estudante apresentou uma ótima evolução e grandes resultados, o que a qualificou para ser convocada pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) para a seletiva visando a formação da equipe que representaria o Brasil no Campeonato Sul-americano da Categoria, no Paraguai”, afirma Paulo.
No que depender de Anny, a expectativa do diretor está garantida: “Antes de chegar na escola, não conhecia o tênis de mesa e agora é a minha paixão. Com a ajuda de Paulo, que é meu técnico, junto com o Danilo Rolim e o Alexandre Silva, pude treinar muito bem, viajei por causa disso, conhecendo muitas pessoas e lugares. Quero melhorar cada vez mais e poder chegar à seleção brasileira. Sei que é muito difícil e disputado, mas vou meter a cara, quer dizer, a raquete, pra chegar lá!”, brinca a estudante.
Quem conhecia Anny, um ano atrás, jamais diria que o foco em um objetivo era o seu ponto forte. “Essa menina não ligava para nada. Acordava e ficava do jeito que estava. Era um desânimo para estudar. Hoje, se eu peço para ir à padaria, se arruma toda. E está muito mais esforçada e preocupada com os estudos”, conta a mãe, Joelma Juciléia Brito da Silva.
O diretor faz coro com a mãe de Anny e afirma que hoje a estudante é uma adolescente segura, com uma autoestima elevada e que apresenta uma melhora absurda de rendimento escolar. “O que caracteriza que o problema não era de dificuldade de aprendizagem, mas sim de valorização pessoal, acreditar em si. O esporte teve o importante papel de mostrar do que ela era capaz. Dedicação, disciplina, metas e objetivos são possíveis para todos”, relata.
Com a mudança na vida de Anny, outros estudantes também vivenciaram este processo. “Hoje todos acreditam que, assim como a colega, eles também podem ir muito além. Este ano, cinco alunos foram convocados para representar o nosso estado e cidade, na Copa Brasil de Clubes, na cidade de Concórdia, no estado de Santa Catarina. Eles deram um show, com uma ótima evolução técnica”, finaliza.
Deixar comentário