Notice: WP_Block_Type_Registry::register foi chamada incorretamente. Os nomes dos blocos precisam ter um prefixo namespace. Por exemplo: meu-plugin/meu-bloco-personalizado Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 5.0.0.) in /srv/www/staging5.appai.org.br/public_www/wp-includes/functions.php on line 5313
Professora cria canal de histórias infantis em libras

Professora cria canal de histórias infantis em libras


Este ano, descobrimos Carolina Hessel, uma professora do Rio Grande do Sul que domina a Língua Brasileira de Sinais e que criou um canal no YouTube para contar histórias para as crianças, em libras.

O canal vem sendo cada vez mais acessado e cresce disparadamente. Com muita habilidade, a professora escolhe o livro infantil, mostra a capa e conta a história, enfatizando o enredo com gestos e expressão facial. Seu canal recebeu um nome emblemático, “Mãos Aventureiras”, e tem alcançado muitas crianças surdas, fazendo a diferença na vida dos pequenos.

Num país com aproximadamente 10 milhões de pessoas surdas, as alternativas de largo alcance, como essa da professora Carolina, via YouTube, são muito bem-vindas. Além de contar histórias clássicas da literatura universal, ela também é autora do livro “Cinderela Surda”, primeiro livro de literatura infantil do Brasil escrito na língua de sinais. A obra é uma versão do conto tradicional da Cinderela, porém rico em elementos da cultura e identidade surda.

E por falar em história e cultura, a professora Carolina Hessel faz uma ressalva importante sobre a percepção geral das pessoas sobre os surdos, sobre a qual vale a pena refletir. Ela diz que:

“Ainda há muita luta para os surdos fazerem para serem reconhecidos em sua cultura, como humanos e não como ‘excepcionais’ e para terem representações que eles mesmos achem adequadas. É verdade que já vimos uma mudança no maior uso do termo ‘surdo’, e não ‘deficiente auditivo’, e, também, o realce a questões das lutas dos direitos dos surdos. Mas, por outro lado, ainda continuam os discursos de piedade com o surdo (como se vê pelo uso de verbos como ‘auxiliar’, ‘ajudar’), de que o surdo é ‘menor’ (tem que ‘superar desafios’) ou da visão clínica da surdez (cura, implante coclear etc.).” – Carolina Hessel

O nosso agradecimento e reconhecimento à professora Carolina Hessel, que, assim como muitos outros professores dentro dos espaços escolares, vem realizando um belo trabalho e deixando suas marcas na Educação Brasileira!


Por Andréa Schoch | Mestre em educação, especializada em formação de professores e consultora Appai por meio da EAD.

Fonte: http://coralx.ufsm.br/revce/revce/2008/01/a11.htm [Consultado em 9/3/2018]


Deixar comentário