Tesouro da humanidade
Relatório das Nações Unidas inspira criação de projeto sobre preservação da água no planeta
O ano de 2013 é considerado pela Unesco como o Ano Internacional de Cooperação pela Água. O projeto interdisciplinar Água, o tesouro maior da humanidade, desenvolvido pelo corpo docente do Colégio Cenecista Orlando Rangel (CCOR), foi inspirado no relatório das Nações Unidas, que alerta para a diminuição da capacidade de fornecimento de água doce em muitas regiões em decorrência das mudanças climáticas.
O objetivo do projeto foi proporcionar aos alunos o trabalho de conscientização da população em relação à cultura de preservação da água, mostrando suas múltiplas formas de uso, os ciclos da mesma, assim como sua importância para a vida e para a história dos povos.
O projeto foi desenvolvido ao longo de dois meses e, durante esse período, os professores buscaram despertar nos alunos o interesse pela pesquisa e a mudança de atitude com relação à preservação da água no planeta Terra.
As atividades foram organizadas de acordo com a disciplina e o ano de aprendizado dos alunos. Divididos em grupos, os estudantes foram orientados a apresentar sua pesquisa em maquetes, cartazes, experimentos e peças de teatro. O conteúdo dos trabalhos girava em torno de temas como a relação entre economia de água e preservação do meio ambiente, a importância dos rios na produção de energia elétrica, os impactos socioambientais das usinas e a riqueza cultural das populações ribeirinhas que margeiam o rio São Francisco.
“Estamos felizes em desenvolver esse projeto, pois temos a certeza de que fizemos o nosso papel e que contribuímos a favor do Meio Ambiente”, declara Ana Cristina, diretora da escola. Segundo ela, a Rede Cenecista, todo o ano, capacita seus gestores de forma a motivá-los a desenvolver ações e projetos que venham estimular a potencialidade pedagógica dos coordenadores e a participação de todos os alunos no processo pedagógico.
A culminância do projeto aconteceu em praça pública, o que possibilitou a presença de um maior número de pessoas, inclusive de alunos de uma unidade educacional vizinha ao CCOR. “Chegamos ao final desse trabalho com a sensação do aprendizado pedagógico, maior conhecimento por parte dos alunos e conscientização da população”, revela Ana Cristina.
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