Metodologias ativas para aprendizagem e TICs, 3 ideias que vão predominar na escola da era digital
Hoje há concordância de que, conforme caminhamos na história, a tendência natural é que as novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) sejam cada vez mais aprimoradas e acabem por se transformar completamente, dando lugar ao inimaginável. Por isso, apresentamos três ideias, dentre muitas outras, que vão predominar na escola da Era Digital, que envolvem tanto as TICs quanto a aplicação de metodologias ativas para aprendizagem. Vamos a elas?
Ideia 1 – O Uso de Recursos Educacionais Abertos
São materiais de ensino que se apresentam em qualquer suporte ou mídia e que estão livres para serem utilizados ou adaptados por outras pessoas. Podem ser: livros, games, planos de aula, softwares, jogos, resenhas, trabalhos escolares, infográficos, diagramas, vídeos, animações, áudios, imagens e qualquer outro recurso que sirva para todo e qualquer processo educacional e cultural.
Dica prática: para ter certeza de que o material é um Recurso Educacional Aberto (REA) observe se está disponibilizado dentro de uma licença aberta menos restritiva, como uma Creative Commons, que permite diversos usos.
Aqui, exemplos de sites que apresentam muitos REA para utilização em sala de aula:
http://teca.cecierj.edu.br/?palavrachave=Indio&tipo=
http://www.educopedia.com.br/Index.aspx
http://www.rea.net.br/site/mao-na-massa/usar-buscar/
Ideia 2 – A Sala de Aula Invertida
Ocorre quando esse processo se inverte, ou seja, a aula (ou o processo de aprendizagem de um conteúdo) começa em casa ou em qualquer outro lugar, sendo o aluno orientado a acessar videoaulas, textos, games, aplicativos, canais do YouTube, simulações, animações, tanto por meio de um ambiente virtual de aprendizagem, em que se aprende de forma lúdica, inovadora e divertida, quanto por meio de sites, cujo conteúdo está disponível a qualquer hora e em qualquer lugar.
Depois de estudar o conteúdo em casa, o aluno segue para o momento presencial, na escola, em que encontra os amigos e o professor. Ali, as dúvidas são esclarecidas, exercícios são realizados, especialmente em equipes, para que haja interação e socialização. Pronto, processo completamente invertido.
O objetivo maior da sala de aula invertida é fugir das aulas expositivas, dando lugar a aulas mais participativas, em que o aluno seja o protagonista, com postura ativa, aprendendo de forma mais significativa.
Ideia 3 – Aprendizagem Baseada em Problemas
No lugar de ensinar conteúdos estanques de Língua Portuguesa, História, Geografia e tantas outras disciplinas, você parte de um problema, como, por exemplo: “Qual é a qualidade dos alimentos que consumimos?”, para então realizar um estudo interdisciplinar e multidisciplinar para compreender de forma integrada o tal problema. Esse encaminhamento metodológico parte de problemas reais estudados, para que, além de compreender sua origem e as possíveis relações, também possam ser pensadas e buscadas soluções de problemas para uma determinada comunidade, de preferência a local, aquela em que o aluno está inserido.
O interessante dessa metodologia é que o estudante assume um papel ativo no processo, pois não há caminhos engessados para analisar o fenômeno ou o problema. É preciso “desconstruir”, desmembrar o todo para depois construí-lo novamente, e assim melhor compreendê-lo.
E, para fechar com chave de ouro, a metodologia baseada em problemas traz uma carga grande de soluções práticas para o aluno ou mesmo para a comunidade, e isso gera significado e transformação, que é o objetivo maior do processo de aprendizagem.
Concluímos o texto de hoje conclamando as escolas a se apropriarem cada vez mais dos avanços que a Era Digital oferece, proporcionando aos alunos e professores as condições necessárias para um processo de aprendizagem digno dos novos tempos.
Por Andréa Shoch
Mestre em educação, especializada em formação de professores e consultora Appai por meio da EAD.
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