7 dicas para professores de como enfrentar o fim de ano
O mês dedicado ao professor está terminando, e nós preparamos um texto com dicas de como encarar esses últimos dias de aula que antecedem as tão sonhadas e necessárias férias dos profissionais da educação.
Neste restinho de ano, a carga parece muito mais pesada do que nos meses anteriores, o que é muito comum, pois é resultado do acúmulo de cansaço e das demandas de finalização das atividades do ano letivo. Diante desse quadro, precisamos saber como agir na busca de algum alívio, de forma que terminemos o ano bem e sem estresse. Então, vamos às dicas:
1 – Use e abuse do registro auxiliar da memória
Isso mesmo, a nossa memória de longo prazo não foi criada para guardar dados mecânicos, tais como números de telefones, listas em geral, ou qualquer outro tipo de informação dessa natureza. Por isso, indicamos que você tome nota, simples assim. Dessa forma, colocará em prática o registro auxiliar da memória sem prejudicar seus compromissos, e assim não perderá dados que podem ser importantes, como registros para relatórios escolares a serem feitos posteriormente ou mesmo de atividades pessoais.
Se você é adepto da tecnologia, registre nas notas do celular, use a agenda do Google ou até mesmo um aplicativo que possa favorecê-lo. Mas, se não é, não tem problema, use um bloco de notas, uma agenda ou um quadro branco (com pincel), que pode ficar fixado na parede do quarto ou escritório. Registre e então deixe a sua memória livre. Use também dispositivos de alerta com som para lembrar aquele momento de tomar a vitamina ou algum remédio. Faça assim também para não perder diferentes horários de compromissos.
2 – Evite excesso de atividades
Poupe-se, guardando energia para finalizar bem o ano. Se necessário, decline de atividades que vão exigir muito investimento de tempo e energia, sejam elas profissionais ou sociais. Lembre-se: nesse caso, menos é mais!
3 – Invista em horas de sono e lazer
Procure dormir mais cedo, pois está comprovado que as primeiras horas de sono, aquelas do começo da noite, proporcionam um sono de melhor qualidade, mais reparador. Dormir bem é um requisito para um bom nível de qualidade de vida e, em tempos de muitas demandas e acúmulos de cansaço, sono reparador é fundamental.
4 – Caminhe regularmente
Se você ainda não iniciou uma atividade física regular e está esperando o ano acabar para começá-la, a nossa dica é a seguinte: comece já, com pequenas caminhadas de 10 minutos, e vá aos poucos melhorando esse tempo. Caminhar oxigena o cérebro e movimenta o corpo, trazendo vantagens para cada um dos órgãos e sistemas do organismo. Essa atividade, que, além de completa, não exige investimento financeiro, melhora a circulação, ativa o intestino e proporciona muitas vantagens.
5 – Controle a alimentação
É muito comum perdermos o controle da alimentação por conta do estresse, tanto para menos quanto para mais. Por isso, fique ligado, observe o que você está ingerindo e procure controlar as quantidades de forma equilibrada, pois em geral os excessos são prejudiciais para a saúde. Algumas dicas práticas: substitua a farinha branca pela versão integral, evite sal em excesso e busque alternativas para evitar o açúcar refinado. Lembre-se de tomar água regularmente, pois, além de hidratar, a água, bem como o consumo de alimentos ricos em fibras, ajuda a limpar o organismo.
6 – Solicite ajuda
O fim do ano chegou, e com ele muitas demandas, tornando o cotidiano muito atribulado. Parece que, mesmo que o dia tivesse 32 horas, não daríamos conta das responsabilidades. Se isso acontecer, vá atrás de ajuda. Converse com a supervisão escolar, ou mesmo com um colega de profissão em quem você confia, e peça sugestões do que poderia ser redimensionado ou mesmo adiado, de forma a gerir melhor o seu tempo. Quando estamos cansados, não costumamos ver as soluções simples que estão ao nosso alcance, por isso a visão e ajuda do outro são muito bem-vindas.
7 – Alimente a esperança
A esperança é alimentada por meio das nossas ações e principalmente nossos pensamentos, que ocorrem através da atividade mental organizada com alto grau de liberdade não limitada ao mundo físico.
A qualidade dos pensamentos também se reflete no padrão de vida. Portanto, coordene a sua atividade mental, certo de que uma mente sã tem domínio sobre os próprios pensamentos, podendo dar direção a eles. Não permita que ideias negativas assumam o controle, encha a sua mente de esperança, foque no que lhe traz satisfação.
Nosso desejo é que você aproveite essas dicas que, apesar de básicas, são esquecidas quando um grande número de afazeres compromete a rotina.
Tire de letra este fim de semestre. Cuide-se bem!
Por Andréa Schoch | Mestre em educação, especializada em formação de professores e consultora Appai por meio da EAD.
Deixar comentário